Projeto Água na Escola da Comunidade Cerro do Ouro

Solução para o abastecimento de água potável enfrentada pela E.M.C.E.F. Baltazar Teixeira da Silveira. Créditos: Arquivo Divulgação

Após dois anos de intenso trabalho, a Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Educação Ambiental coordenado pela Bióloga Julianne Munhoz, finalizou mais uma etapa do Projeto Água na Escola, que objetivou abastecer com água potável a EMCEF Baltazar Teixeira da Silveira (Cerro do Ouro), com quase 1.500 metros de mangueiras instaladas. De acordo com o Engenheiro Eletricista Luis Henrique Nunes Motta, coordenador-adjunto das Inspetorias, um dos integrantes deste projeto, a ação prova que a união de diversos setores da sociedade pode contribuir para solucionar para melhorar a vida da população. "É um exemplo a ser multiplicado", ressaltou.

Várias reuniões foram realizadasNeste projeto foi solucionado uma problemática de abastecimento de água potável enfrentada pela E.M.C.E.F. Baltazar Teixeira da Silveira, que antes era atendida por uma cacimba, diagnosticada em 2017 imprópria para o consumo humano.

Vários multirõesA Secretaria de Educação juntamente com a CMPC Celulose Riograndense, representantes da Comunidade Cerro do Ouro, Unipampa, Emater, Inspetoria do CREA-RS em São Gabriel, São Gabriel Saneamento, Poços Padilha, Associação Cerro do Ouro e a Associação Quilombola Conquistadora, Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural buscaram informações para ativar um poço perfurado em 2013 na localidade.

A execução das ações contou com a comunidade e profissionais técnicosVários mutirões foram executados no local, desde o momento da apresentação do projeto na comunidade até a execução das ações, que contaram com recursos financeiros da SEME e da CMPC (na compra de materiais hidráulicos e elétricos) e com recursos humanos de todos os parceiros.

Etapas de trabalho

Em 2017 foram realizadas reuniões com as entidades parceiras para divisão de responsabilidades, visitas à comunidade atendida para diagnóstico de viabilização do projeto, levantamento técnico (planimétrico e elétrico) e busca de três orçamentos para compra dos materiais necessários.

Primeiramente, foram feitas visitas ao local onde se encontrava o poço, bem como buscou-se informações com a própria comunidade sobre a existência de laudos, projetos ou materiais adquiridos na época da perfuração, não obtendo êxito na busca.

Então, partiu-se para busca de mais parceiros; sendo atendidos, o plano planimétrico foi elaborado, através da Universidade Federal do Pampa e dados do poço foram enviados pela empresa Corsan. Reuniões sequentes foram necessárias para levantamento de materiais necessários, apresentação do projeto para a comunidade e logística das ações. Após, notou-se que uma complementação de recurso seria necessária. Obedeceu-se aos tramites legais e a verba inicial foi aumentada passando de R$ 6.000,00 para R$ 20.000,00. Assim encerrando o ano de 2017.

As ações finais de instalação de mangueiras (por um trecho aproximado de 1200 m), instalação da bomba e da rede elétrica, em fevereiro de 2019, contou com o apoio de todos os parceiros; foram mutirões com envolvimento direto de aproximadamente 20 pessoas.

Um trator com o implemento envaletadeira abria valos de aproximadamente 0,5 m, enquanto a mão de obra humana (discentes e docentes da Universidade Federal do Pampa, servidores da Secretaria Municipal de Educação, representante da Emater, representantes da Comunidade Cerro do Ouro, trabalhadores dos Poços Padilha e técnicos do CREA) distribuía as mangueiras, cobria os valos com pás, instalava redes elétricas e bomba. Um movimento que teve a durabilidade de quatro dias, não corridos.

O Projeto Água na Escola atendeu seu objetivo que é conduzir água potável de um poço antes ocioso para a E.M.C.E.F. Baltazar Teixeira da Silveira, beneficiando diretamente o educandário e indiretamente os moradores da comunidade Cerro do Ouro.

Com informações do http://novoportal.unipampa.edu.br e do relatório da Prefeitura de São Garbriel