Câmara de Canoas homenageia CREA-RS pela passagem dos 85 anos de fundação

Profissionais prestigiam 85 anos do CREA-RS em cerimônia na Câmara de Vereadores. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta quinta (23), a Câmara de Vereadores de Canoas, por proposição do vereador Emilio Milan Neto, prestou homenagem ao CREA-RS pela passagem de seus 85 anos.

Presidida pelo vereador Marcus Vinícius Machado (PDT), 1º vice-presidente do Poder Legislativo, a mesa contou com a Eng. Civ. e de Seg. Trab. Alice Scholl, 1ª vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS; Francisco Horbe, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação; Eng. Civil Monir Silva Saldanha; inspetor-chefe da Inspetoria de Canoas, além dos vereadores Eric Douglas Feijó e Márcio Freitas.

Ao parabenizar o Conselho, o vereador proponente destacou a importância dos profissionais para o município de Canoas. “Os profissionais estão presentes em todas as frentes que levam ao desenvolvimento do nosso município. Temos que cumprir com a missão de valorizar quem faz a cidade crescer”, destacou Milan Neto.

A Eng. Alice, em sua fala, agradeceu ao Legislativo pela honraria recebida. “Os profissionais do Sistema Confea/Crea são parte importante da sociedade e nós temos o papel de fiscalização para que as atividades técnicas sejam realizadas somente por eles, dando segurança à sociedade”, destacou a Engenheira.

Em sua manifestação, o Eng. Horbe ressaltou o quanto o serviço de fiscalização do Conselho contribui para a segurança dos serviços técnicos prestados. “A gestão municipal está aberta à fiscalização e a parcerias para ações conjuntas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

O inspetor Monir Saldanha aproveitou a oportunidade para apresentar as ações e os resultados da fiscalização no município. “Nossa diretoria veio para somar esforços e contribuir para as questões técnicas”, pontuou.

Vereador Milan Neto entrega Troféu Canoas à Eng. Alice

O ver. Milan fez a entrega do troféu Canoas à Eng. Alice, demonstrando o prestígio do Conselho junto ao município. Após a entrega, o vereador e a Eng. Alice entregaram uma homenagem do Conselho e da Câmara ao Eng. Civ. Ed de Araújo Barbosa, que foi o primeiro inspetor-chefe eleito para o mandato 1985/1986 da Inspetoria de Canoas.

Primeiro inspetor eleito de Canoas recebe distinção

Também estavam presente na cerimônia a Eng. Ambiental Nanci Cristiane Walter, coordenadora das Inspetorias do CREA-RS; a Eng. Civil Cristiane de Oliveira, gerente da Fiscalização do CREA-RS; Eng. de Plástico Luis Sidnei Barbosa Machado, coordenador da Câmara de Engenharia Química e coordenador Nacional das Câmaras de Eng. Química; Eng. Civil Alexandre Knop, representante da Universidade La Salle Canoas, coordenador dos cursos de Eng. Civil e Ambiental da LaSalle; Eng. Mecânico Carlos Alberto Stroff, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Canoas (Seaca); Eng. Civil Marco Antônio da Silva Oliveira, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Prefeitura de Canoas; Eng. Civil Ed de Araujo Barbosa, 1º Inspetor-Chefe Eleito da Gestão 1985/1986; Eng. Civil Jéssica Bandeira Moraes, Inspetora-Secretária Inspetoria de Canoas; Eng. Ambiental Marcos Neves Oestraich
Inspetor-Tesoureiro Inspetoria de Canoas

Comunidade e profissionais prestigiam evento

Inspetoria de Canoas

Há 36 anos atuando no município. Fundada em 13 de maio de 1983, através da Decisão 03/1983, aprovada em Sessão Plenária nº. 1274 de 09/12/1982, teve como primeiro inspetor-chefe o Eng. Mec. e Eletricista Pedro Beirão Capra.

Na sequência, no mandato 1985-1986, o Eng. Civil Ed de Araujo Barbosa foi o primeiro inspetor eleito. A Inspetoria abrange os municípios de Canoas e Nova Santa Rita, atuando fortemente no combate ao exercício ilegal da profissão, abarcando mais de 1.800 profissionais registrados. Integram a atual diretoria, biênio 2019/2020, junto com o Eng. Monir, a Eng. Civ. Jéssica Bandeira Moraes (secretária) e o Eng. Amb. Marcos Neves Oestraich (tesoureiro).