CREA-RS foi destaque na Sessão da Câmara de Três Passos

Vereadores homenageiam CREA-RS. Créditos: CREA-RS

Os 85 anos do CREA-RS foi destaque na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira, dia 27 de maio, e presidida pelo vereador Vinicius Araújo na Câmara de Vereadores de Três Passos.

Junto ao presidente do Legislativo e proponente da Sessão, o agente fiscal Luiz Araújo e o inspetor Eng. Gräbin

O inspetor-chefe da Inspetoria de Três Passos Eng. Civ. Marcos Gräbin, utilizou o  espaço da tribuna Popular para falar sobre os 85 anos do CREA-RS, um marco para engenheiros e engenharia gaúcha.
Destacou que os ex-presidentes trabalharam com afinco para que hoje o Conselho tivesse a credibilidade que possui, formado por profissionais habilitados e qualificados que garantem a segurança,  sustentabilidade e eficiência  por meio de seus trabalhos para toda comunidade.

Em 2019 já foram emitidos mais de 2 mil ARTs, que significa Anotação de Responsabilidade Técnica, que é o instrumento encarregado de definir quem são os responsáveis técnicos por determinada obra ou serviço das áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia, mostrando a importância do CREA que se baseia em princípios éticos, tecnológicos e ambientais.

Marcos lembrou, ainda, que o CREA fiscaliza o exercício legal da profissão e notifica os proprietários sobre a falta de responsabilidade técnica, mas não pode embargar obras irregulares, uma vez que não tem poder de polícia, cabendo neste caso ao município e ao Ministério Ppúblico a interdição de obras com irregularidades. "A missão do CREA e de seus profissionais é contribuir para que o município cresça com sustentabilidade por meio das atividades que melhorem o dia a dia da população", finaliza.

A Inspetoria de Três Passos, que em outubro completará 34 anos, abrange 19 municípios que fazem parte da Região Celeiro, pois Chiapetta  e Inhacorá foram designados para a Inspetoria de Ijuí.

Placa entregue aos inspetores e funcionários presentes

O presidente da Câmara, vereador Vinicius Araujo, entregou uma placa homenageando os 85 anos do CREA, com a seguinte mensagem:

“O Poder Legislativo de Três Passos parabeniza o CREA-RS pela passagem dos 85 anos de criação desta tão importante instituição do nosso Estado, aproveitando para homenagear os integrantes que fizeram e fazem a história deste Conselho que prima sempre pela valorização da área tecnológica, garantindo a segurança da população, melhorando a qualidade de vida das pessoas, integrando os profissionais e a sociedade. Desejamos que esta trajetória siga firme e forte nas próximas décadas, contando sempre com o apoio deste Parlamento.”

Veja vídeo da Sessão de Homenagem na íntegra.

Imprensa Câmara Três Passos