CCEAGRO discute fiscalização, ensino e tecnologia

Representou o CREA-RS o coordenador da Câmara de Agronomia do Regional, Eng. Agr. Dulphe Machado Neto . Créditos: Arquivo Confea

Aprimoramento da fiscalização, intensificação da presença dos profissionais em campo e Livro de Ordem foram alguns dos temas que dominaram a 2ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), realizada no plenário do Crea-GO entre 22 e 24 de maio.

Além dos representantes regionais, a abertura contou com a presença do coordenador da Câmara de Agronomia de Goiás, Eng. Agr. Márcio de Jesus Guimarães Resende, do presidente do Crea-GO, Eng. Agr. Francisco Almeida, do coordenador nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Kleber Santos, e convidados.

Fiscalização in loco
A mesa diretiva da abertura da reunião foi composta pelos engenheiros José Reis, José Carlos Pacheco, Kleber Santos, Francisco Almeida e Márcio Resende. No início dos trabalhos, o presidente do Crea-GO agradeceu a presença de todos, mostrou os avanços do Regional goiano nas atividades ligadas ao setor agropecuário e ressaltou: “O Conselho possui convênios com órgãos das esferas municipal, estadual e federal com o objetivo de fiscalizar a atividade profissional. Mudamos o foco do Crea cartorial e arrecadador e redirecionamos para a fiscalização in loco, cobrando efetivamente a presença dos profissionais em campo. Estamos fazendo uma revolução em Goiás”.

Já o coordenador nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Kleber Santos, reforçou que o evento cumpre o objetivo de padronizar opiniões e discutir sugestões para aprimorar a fiscalização da agronomia realizada em todo o país, levando em consideração as especificações e dificuldades de cada região.

O Eng. Agr. José Reis, ex-conselheiro do Crea-GO, vice-presidente da região Centro-Oeste da Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e atual presidente da Associação do Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago) participou da abertura como convidado e endossou a fala do presidente Francisco Almeida. “Já fui coordenador nacional da CCEAGRO e eu acredito que esta coordenadoria é um importante fórum de discussão dentro do Sistema Confea/Crea”.

O coordenador da Câmara de Agronomia de Goiás, Eng. Agr. Márcio Resende, também agradeceu a presença de todos e ressaltou que o Crea-GO vai apresentar as novidades para que os coordenadores de câmaras regionais possam replicar nos estados de origem. “Também vamos discutir sobre EaD, rastreabilidade de produtos vegetais, visitas às escolas de Agronomia, receituário agronômico entre outros assuntos”.

O coordenador nacional da CCEAGRO, Eng. Agr. Kleber Santos, priorizou alguns assuntos no primeiro dia de reunião. “Entre os assuntos da pauta, os coordenadores discutiram o levantamento dos processos em andamento no Confea de ações judiciais sobre resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Conselho Federal de Biologia (CFBio); o acordo de cooperação com a Sociedade Americana de Agronomia; os Grupos de Trabalho de Rastreabilidade e Assistência Técnica e Crédito Rural; e o Congresso Brasileiro de Agronomia 2019 (CBA)”.

Todos os participantes fizeram relatos sobre prioridades em cada Câmara. Na fiscalização, a coordenação da CCEAGRO apresentou o resultado do levantamento feito em todos os Creas sobre processos de auto de infração por acobertamento profissional. Também foram aprovadas as diretrizes para o trabalho das coordenadorias regionais, inclusive de fiscalização sobre crédito rural e atividades profissionais.

A instalação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas também foi discutida. A CCEAGRO avaliou que o novo Conselho deverá ser instalado somente após a eleição. Foram analisadas ainda as dificuldades de sustentabilidade financeira do futuro Conselho. Enquanto a instalação não ocorre, as coordenadorias de Agronomia dos Creas devem continuar recebendo todos os processos relacionados aos técnicos agrícolas ou agropecuários. Por fim, os participantes discutiram ações para reforçar as atribuições exclusivas dos agrônomos.

Ensino, Livro de Ordem e tecnologia
O grupo seguiu os dois últimos dias discutindo questões relacionadas à educação e sinalizaram que não devem ser reconhecidos cursos EaD que não atendam aos requisitos necessários previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE 1/2006). O debate também tratou da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, do Decreto 23.196/33, que proíbe cursos por correspondência e Exame de Proficiência.

Foram sugeridas a aplicação do Livro de Ordem sobre assistência técnica agronômica e a adaptação da experiência do Crea-GO para os demais Regionais. Os coordenadores propuseram o uso da inteligência de Sistemas de Tecnologia da Informação para ampliar a fiscalização na Agronomia. Estiveram na pauta ainda o tema receituário agronômico e campanha publicitária sobre responsabilidade técnica agronômica no controle de pragas e doenças.

Equipe de Comunicação do Confea
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação do Crea-GO