85 anos do CREA-RS é comemorado com homenagem a profissionais e funcionários

Funcionários homenageados. Créditos: Arquivo CREA-RS

Engenharia: matéria-prima da inovação. Por trás de cada inovação, existe muito trabalho. Tudo começa com o empenho de um profissional da área tecnológica, que vai dar forma a uma ideia que faz a sociedade evoluir. É pensando no futuro do nosso Estado que o CREA-RS comemora seus 85 anos. Afinal, o papel dos nossos profissionais é transformar sonhos em realidade.

Lideranças que entregaram as homenagensMelhorar a qualidade de vida das pessoas faz parte do dia a dia dos profissionais do Sistema Confea/Crea. E garantir o exercício legal de cada atividade faz parte do nosso trabalho, que tem que ser tão grande quanto as categorias que o CREA-RS representa.

A instalação do CREA, no Rio Grande do Sul, em 30 de maio de 1934, em muito beneficiou a sociedade gaúcha no que diz respeito à fiscalização das obras de construção, à fiscalização do exercício profissional e à exigência da ética profissional. Essas ações se traduzem em uma única palavra: segurança para a sociedade.

Os profissionais do CREA-RS são comprometidos com o Estado, não apenas com a segurança, mas também com a eficiência e com a economicidade das obras e serviços que realiza. E agrega-se, ainda, a estes compromissos, o de promover o desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente às futuras gerações.

E neste maio de 2019, o Conselho gaúcho completa 85 anos de história, cumprindo a cada ano com a meta de valorizar a área tecnológica, garantindo a segurança da população. E, em toda essa trajetória, os representantes do Conselho – diretoria, inspetores e conselheiros - estiveram empenhados em trazer a público o debate de temas essenciais ao desenvolvimento do Estado, sempre destacando a importância do olhar técnico sobre as questões de infraestrutura, meio ambiente e segurança.

Esta história que se renova a cada ano, foi e continua sendo escrita pelas mãos dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua. Em ato comemorativo na Assembleia Legislativa, no dia 30 de maio, o CREA-RS fez uma homenagem a profissionais e funcionários.

Marilene Pretto Stangherlin, esposa do Eng. Eddo Bojunga, recebeu a homenagem da Eng. Alice Scholl, vice-presidente do CREA-RSAs distinções in memorian foram concedidas a dois profissionais. O Engenheiro Civil Mecânico e Eletricista Eddo Hallenius de Azambuja Bojunga, que faleceu 2018. O profissional atuou no Conselho por oito mandatos, sendo que o primeiro deles foi no ano de 1957. Durante esses 21 anos, foi indicado como representante da Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul. Recebeu em sua representação a esposa Marilene Pretto Stangherlin.

Eng. Civil Lia Maria Herzer Quintana,  filha do homenageado, recebeu a homenagem do Eng. Paulo Guimarães, diretor-presidente da Mútua nacional, e do Eng. Civil Marcio Marum, coordenador da Civil do CREA-RSO Engenheiro Civil Néd Medina Quintana, falecido no ano de 2002, teve importante participação na profissão, tendo sido um dos fundadores do Núcleo de Engenheiros e Arquitetos de Bagé (NEAB), em 1968, e integrado à Inspetoria de Bagé. Participou, ainda, de grandes projetos em Bagé como na rede de esgoto, água, pavimentação e trabalhos de construção de pontes, na Infraestrutura de Candiota II e de Hulha Negra. Esteve presente a filha do homenageado, engenheira civil Lia Maria Herzer Quintana, conselheira da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS e reitora da Universidade da Região da Campanha (FAT/Urcamp), além de ter também presidido o NEAB.

Eng. Mecânico e Seg. do Trabalho Laurence Ricardo Adorno recebeu a honraria da engenheira agrônoma Giucélia Figueiredo, diretora da Mútua nacionalForam homenageados o Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho Laurence Ricardo Adorno. Com a vida profissional dedica iniciado no III Polo Petroquímico, seguindo atuando na empresa, como responsável por obras e, após, como Engenheiro de Segurança do Trabalho. Após saída do Fórum calcou suas atividades na abertura da empresa de assessoria em segurança do trabalho. Desde 2003 atua na PUC, como professor na disciplina de segurança na graduação. Sua empresa de consultoria foi a primeira do segmento no RS a conquistar a certificação ISSO-9001/1001 e OSHAS-18001 em 2013.

Não esteve presente, mas também foi homenageado, o Engenheiro Civil Telmo Brentano. Sempre atuante na área do ensino, coordenou os cursos de Engenharia Civil nas faculdade de Engenharia da PUC-RS e da UFRGS. Também é ministrante de palestras e tem destaque pela apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais de engenharia nas áreas de ensino e tecnologia de instalações hidráulicas. É, ainda, autor de dois livros técnicos um deles estando em sua 5ª edição.

Funcionários do CREA-RS

Também receberam homenagens os funcionários que completaram 20, 25, 30, 35 e 40 anos de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS)