Fórum dos Conselhos Regionais recebe coordenador do Fórum Nacional

O Fórum dos Conselhos Regionais representa cerca de um milhão de profissionais no Estado, sendo composto por 27 Conselhos. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, conduziu os trabalhos de mais um encontro do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Rio Grande do Sul na manhã de segunda-feira (03), na sede da seccional. Breier, atual presidente do Fórum, abordou pautas de interesse das classes e da sociedade civil.

O 2º vice-presidente Eng. Agr. Gustavo Lange, representou o CREA-RS. A reunião contou com a presença do coordenador do Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, José Augusto Viana Neto. Entre os debates, tiveram destaque questões como a proliferação de cursos de Ensino a Distância, os Projetos de Lei que atingem os Conselhos de Classe e, também, ações necessárias a uma maior universalização da linguagem entre os diversos Conselhos Profissionais.

Viana Neto citou as ações conjuntas de fiscalização promovidas pelo Fórum gaúcho como um exemplo de êxito em ações conjuntas. “Esse tipo de mobilização concatenas chama a atenção da sociedade e  das autoridades, reforçando e fortalecendo a relevância do trabalho da fiscalização do exercício profissional. Nosso cliente final não é o inscrito e sim a sociedade. Há dirigentes de Conselhos que não entendem isso. Como somos eleitos pelos nossos pares, muitos deixam de ter o rigor necessário com o profissional. Daí a visão do Conselho fica descaracterizada e abre leque para esses ataques vindos do legislativos, em Projetos de Lei prejudiciais.”

Para Gustavo Lange o foco na atividade fim dos Conselhos, que é o de fazer uma efetiva fiscalização ao exercício profissional em defesa da sociedade, é extremamente importante. “Este foi um dos assuntos destacados pelo representante nacional que observou que isso não tem sido sempre o que acontece, com muitos Conselhos atuando de forma corporativista”. Destacou, ainda, a grande representatividade destas autarquias que, juntas, somam em torno de 13 milhões de registrados e mais de 23 mil colaboradores.

O Fórum dos Conselhos Regionais representa cerca de um milhão de profissionais no Estado, sendo composto por 27 Conselhos. A missão da entidade é a de defender os interesses da sociedade e as prerrogativas dos profissionais, pugnar pela boa aplicação das leis, da justiça social e do desenvolvimento integrado do Estado e do País.