Câmara de Vereadores de Taquara realiza Sessão Solene em homenagem ao CREA-RS

Créditos: Arquivo Câmara Municipal de Taquara

Na noite do dia 04 de junho, a Câmara de Vereadores de Taquara realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 85 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS). O vereador Adalberto Carlos Soares, vice-presidente no exercício da Presidência da Câmara, conduziu os trabalhos em conjunto com o vereador Luiz Felipe Luz Lehnen, proponente da homenagem.

Estiveram presentes: João Luiz Ferreira, secretário do Planejamento, representando a Administração Municipal; Engenheiro Civil Cleber Schonardie, inspetor-chefe do CREA-RS em Taquara; Engenheiro Eletricista Ronaldo Viter Madruga, representando a Eng. Alice Helena Coelho Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência; o 1º Tenente Waldemar David Pereira Dias, comandante do Corpo de Bombeiros; e Celso Schnorr, representado a classe dos corretores imobiliários.

Profissionais e funcionários foram homenageadosContando um pouco da História
Em 11 de dezembro de 1933 o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 23.569 que regulamentou as profissões de Engenharia e Agrimensura, instituiu-se o Conselho Federal (Confea) e os Conselhos Regionais (Creas). Sendo o CREA no Rio Grande do Sul  fundado em 30/05/1934.

Nos anos de 1971 e 1972 houve a  necessidade de interiorizar e ampliar a atuação do Conselho, sendo esta regionalização intensificada na  década de 80.

Hoje o CREA-RS atua com 44 Inspetorias nos maiores polos regionais do Estado, sendo uma delas neste município a qual foi fundada em 01/08/1985 e está localizada à Rua Federação 1820. Sua Jurisdição abrange os municípios de Taquara, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Rolante e Três Coroas, contando com cerca de 300 profissionais registrados.

Funcionários da Inspetoria de Taquara e o Eng. Madruga, diretor financeiro do CREA-RSO Crea congrega os profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia, Meteorologia, Geologia, Geografia e também os Tecnólogos, abrangendo em nível nacional um milhão de profissionais. Destes, 70 mil atuam Rio Grande do Sul, junto as 12 mil empresas. Além dos profissionais integram o Sistema, as 72 entidades de classe e as 47 instituições de ensino no Estado do Rio Grande do Sul, completando a tríade ensino-regulamentação-associação.

Presente em todo o Estado pelas mãos de seus profissionais, o CREA-RS reafirma seu compromisso para garantir eficiência, economicidade e segurança à sociedade e também, para que seus profissionais continuem sendo os responsáveis pelo desenvolvimento sustentável e futuro das próximas gerações.

Profissionais homenageados

INSPETORES PARA MANDATO 2019/2020