Dois profissionais gaúchos serão homenageados com honraria na 76ª Soea

Mesa diretora do Plenário do Confea que aprovou os 27 indicados pelos Creas para as honrarias. Créditos: Arquivo Confea

Coordenada pelo conselheiro federal eng. prod. mec. Zerisson de Oliveira Neto e composta por Inarê Poeta e Silva, eng. eletric., João Bosco Lima Filho, eng. agr. e Carlos de Laet Oliveira, eng. mec., a Comissão do Mérito (CME) viu aprovados, na Sessão Plenária 1.495, do Confea, os 27 indicados para receber a Medalha do Mérito (12), Menção Honrosa (três) e os 12 a serem homenageados in memoriam, com a inscrição de seus nomes no Livro do Mérito, na abertura da 76ª Semana de Engenharia e Agronomia (Soea), que ocorrerá em Palmas, em Tocantins, de 16 a 19 de setembro.

Há 57 anos, conselhos regionais, instituições de ensino, entidades de classe e mesmo iniciativas individuais indicam nomes de profissionais e de instituições de ensino e pesquisa para  receber a Medalha do Mérito e, no caso de homenagens póstumas, a inscrição no Livro do Mérito. O CREA-RS indicou o Eng. Civil Telmo Brentano,que receberá a Medalha do Mérito; e o Engenheiro Civil Mecânico e Eletricista Eddo Hallenius de Azambuja Bojunga, que faleceu em 2018, terá seu nome inscrito no Livro de Mérito e a entrega de homenagem para os seus familiares.

Medalha do Mérito
Eng. Telmo Brentano será homenageado com a Medalha ao Mérito

O Eng. civ. Telmo Brentano é um dos profissionais que receberá a Medalha do Mérito, na Soea. Sempre atuante na área do ensino, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Hidrologia Aplicada e Construção Civil, coordenou os cursos de Engenharia Civil nas faculdades de Engenharia da PUC-RS e da UFRGS. Também é ministrante de palestras e tem destaque pela apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais de engenharia nas áreas de ensino e tecnologia de instalações hidráulicas. É, ainda, autor de dois livros técnicos um deles estando em sua 5ª edição. Foi professor do curso de formação de oficiais bombeiros da Academia de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA/RS). Foi consultor e perito em Engenharia de Incêndio. É membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É membro da National Fire Protection Association (NFPA), dos Estados Unidos da América.

Livro do Mérito
Eng. Eddo Bojunga, que faleceu em 2018, terá seu nome inscrito no Livro de MéritoO Engenheiro Civil Mecânico e Eletricista Eddo Hallenius de Azambuja Bojunga, que faleceu 2018. O profissional atuou no Conselho por oito mandatos, sendo que o primeiro deles foi no ano de 1957. Durante esses 21 anos, foi indicado como representante da Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul. Recebeu em sua representação a esposa Marilene Pretto Stangherlin.

O Eng. Bojunga atuou honorificamente no Conselho, como conselheiro representante da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs), por seis mandatos, passando pelas Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica e Mecânica e Metalúrgica. Em uma das homenagens recebidas do CREA-RS foi por sua participação na diretoria, entre os anos de 2011 a 2015, nas funções de 1º e 2º diretor financeiro e 1º diretor administrativo, destacou ser um “soldado” do Conselho.

Recentemente, o Eng. Eddo também foi homenageado pelo CREA-RS. A homenagem foi recebida por sua esposa, Marilene Pretto StangherlinNas últimas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizadas no dia 15 de dezembro de 2017, mesmo com dificuldade de locomoção, compareceu à sede do CREA-RS e fez questão de ressaltar o orgulho de poder exercer o seu direito de voto, reconhecendo a importância do Sistema para todos os profissionais.

O Eng. Eddo foi homenageado na última Sessão Plenária Ordinária do ano de 2015, quando encerrou seu último mandato como conselheiro, depois de atuar no Conselho por oito mandatos, sendo que o primeiro deles foi no ano de 1957. Na época, como o conselheiro mais antigo, falou sobre os 21 anos no Sistema, indicado como representante da Sociedade de Engenharia do Estado do Rio Grande do Sul.
Na ocasião, em um discurso emocionado, o Eng. Eddo anunciou o encerramento de suas atividades no Conselho, bem como junto à iniciativa privada. Em uma retrospectiva das funções que desempenhou no Conselho, ressaltou a importância da unificação da Classe, o término de modalidades e a adoção das especializações.

“Um dia todos nós seremos ‘engenheiros’ e cada um fará o que souber e o que aprendeu a fazer na sua escolha de especialização. Vão acabar estas disputas de sombreamentos que tanto têm nos desgastado ao longo dos anos. A Engenharia está atingindo um estágio muito complexo pela variedade de especializações e novos cursos que vão se criando com o acompanhamento ao desenvolvimento tecnológico”, ressaltou naquele momento.

Ainda conselheiro, na reunião de Câmara do dia 27 de setembro de 2013, o Eddo Hallenius de Azambuja Bojunga compartilhou a sua experiência no Sistema Confea/Crea desde a década de 50. Ressaltou, na ocasião, que havia participado de inúmeras Semanas de Engenharias (Soea), com aspectos diferentes do que acontece atualmente. "Mas nenhuma delas, no entanto, foi tão impecável em termos de organização e nível  de palestras apresentadas como a grande e bem-sucedida Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia realizada em Gramado", destacou.

No dia 30 de maio deste ano, quando o CREA-RS completou 85 anos, sua esposa Marlene Bojunga recebeu uma homenagem em nome do profissional.