Força Tarefa MPT-RS fiscaliza Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado

A ação integra a Força Tarefa Hospitais, desenvolvida pelo MPT desde 2016 e que conta com a participação do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Localizado em Gramado, na serra gaúcha, o Hospital Arcanjo São Miguel  recebeu, no dia 29 de maio, uma ação integrante da Força Tarefa Hospitais, desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho desde 2016 e que conta com uma equipe de fiscalização formada por agentes do Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra) e do SindiSaúde de Caxias do Sul.

A equipe avaliou as condições de trabalho, dimensionamento de equipe e cuidados à saúde do trabalhador em setores assistencias (SUS e convênio), cozinha, lavanderia, administrativo, entre outros.

Segundo o Cerest, em uma primeira análise, "foi verificada a carência de treinamento adequado dos funcionários quanto às questões ergonômicas. Posteriormente, será enviado ao Hospital relatório técnico da inspeção, o qual subsidiará o serviço nas intervenções e melhorias relacionadas à saúde do trabalhador".

O CREA-RS analisou as condições de manutenção e instalação de todo o maquinário e equipamentos do hospital, instalações elétricas, caldeiras, assim como habilitações e responsabilidades técnicas do quadro de profissionais e empresas (terceirizados ou residentes) das áreas de fiscalização do Sistema Confea/Crea que prestam serviços ao Hospital.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho/MPT, os hospitais lideram as estatísticas de acidentes de trabalho no Rio Grande do Sul.