Representantes do CRF/RS visitam o CREA-RS para troca de informações sobre o SEI

GT da CASI apresenta a implantação do SEI ao CRF/RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Representantes do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) visitaram, nesta quinta-feira (13), a sede do CREA-RS para a troca de informações sobre a implantação do Sistema SEI.

Os representantes do CRF/RS Luzane Ruscher Souto, coordenadora de Documentação e Qualidade, e Marcelo Kubiaki dos Santos, programador, foram recepcionados pelos membros da Comissão Administrativa Sistema Informatizado, formada pelos funcionários Mariane Wagner Albino e Eder Teixeira Gomes, da Gerência de TI, Jamile Ciota e Leonardo da Costa Pereira, do Núcleo Administrativo, e pelo 2º diretor administrativo do CREA-RS, Eng. Civ. Ubiratan Oro.

Para Oro, “é essencial esse trabalho de aproximação com outros Conselhos, ainda mais agora, onde é importante o fortalecimento das profissões regulamentadas.” Segundo o diretor, o Sistema Confea/Crea é gerido e mantido pelos profissionais. Ele afirma, ainda, que há um interesse de todos em aperfeiçoar o Sistema Confea/Crea e que, para isso, a transmissão do conhecimento é indispensável. "Colocamos a equipe do Conselho à disposição para troca de ideias e documentos, bem como para firmar parcerias", conclui o diretor.

Luzane afirma que o objetivo do CRF/RS é solicitar o sistema SEI e que, para isso, querem saber o que é necessário e buscam entender o procedimento e suas dificuldades para dar início à preparação. O Sistema SEI permite que se crie processos eletrônicos, sem a necessidade de papéis.

O CREA-RS já utiliza o SEI, desde 2017, após dois anos de ajustes e treinamento para a implantação, fato que motivou o encontro. A transição se deu por meio de uma Comissão, que criou um cronograma para trazer o sistema, implantá-lo e realizar treinamento para o seu uso. Segundo Mariane, o trabalho não é apenas o de digitalização, é preciso também analisar e definir o que irá virar processo. “É um processo de remodelagem dos próprios processos”, afirma.

Saiba mais sobre a ferramenta
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma criada e cedida gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que abrange um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se ainda de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.”