CREA-RS fiscaliza construção civil e segurança do trabalho na Região de NH

A fiscalização ocorre de 24 a 28 de junho. Créditos: Arquivo CREA-RS

De 24 a 28 de junho, agentes de fiscalização do Conselho gaúcho visitarão empreendimentos nas áreas de construção civil, de segurança do trabalho e serrarias dos municípios de Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Ivoti, Dois Irmãos e Estância Velha.

O Programa de Fiscalização Intensiva nas regiões, realizada pelos agentes fiscais Adriano Azevedo de Avila, Alexsandro Flores Marques, Antônio Fernando Amarante, João Henrique Fetter, Sergio Durli e Jorge Luis Bueno da Trindade, sob a supervisão de Alessandra Borges, tem o objetivo de garantir que somente profissionais registrados e legalmente habilitados sejam responsáveis pela execução de projetos/obras e por empresas, entre outros serviços da área tecnológica.

A ação intensiva ocorreu nas regiões que abrangem a Inspetoria de Novo HamburgoA construção civil movimenta diversos setores da economia, e existem diferentes ambientes de trabalho dentro de um canteiro de obras. Por essa razão, e considerando os dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, referentes a 2014, quase 60 mil acidentes de trabalho foram registrados ao longo de um ano no RS, uma média de 164 ocorrências por dia. Estes números colocam o RS em um patamar preocupante de destaque nacional.

O estado é o terceiro com maior número de ocorrências, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Entre os acidentes estão as quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e os acidentes em trabalhos de escavação e movimentação de cargas. Por esses motivos, a fiscalização se faz tão importante para as empresas e para a sociedade.

O objetivo é garantir que somente profissionais registrados e legalmente habilitados sejam responsáveis pela execução de projetos/obras e por empresasDurante a fiscalização, são verificadas as áreas de construção civil, como empresas sem registro, projeto e execução dos itens de fundações, estrutural, estruturas metálicas; de elétrica, como o PPCI, a manutenção elétrica e de geradores; de segurança do trabalho, como PPRA e LTCAT, treinamentos de Trabalho em Altura, projetos, montagem e manutenção de andaimes e guindastes; de mecânica, como manutenção preventiva e corretiva de elevador de carga e de pessoas, montagem e manutenção da grua; e da área florestal, em atendimento à Norma de Fiscalização 03/2009.