Diretora-presidente da Fepam visita CREA-RS

Engs Marjorie, presidente da Fepam, e Alice Scholl, do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde do dia 17 de junho, a Engenheira Civil e Seg. Trabalho Alice Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência, recebeu uma visita de cortesia da Eng. Florestal Marjorie Kauffmann, diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Na ocasião, a Engenheira Marjorie, que antes de assumir a Fepam era inspetora-chefe da Inspetoria de Lajeado, defendeu o estabelecimento de convênio entre o CREA-RS e a Fepam, no sentido da valorização técnica e a garantia das devidas atribuições profissionais. Além disso, fez um balanço dos primeiros seis meses à frente do órgão ambiental estadual.

“Queremos intensificar as fiscalizações e desburocratizar os processos, sem prejuízos técnicos ambientais. Não se trata de afrouxar o controle ou liberar a qualquer custo. Através de critérios claros e bem definidos, o órgão ambiental pode exercer seu papel de fiscalizador com isenção, verificando se o que está no papel corresponde à realidade”, avaliou.

Solicitou ainda auxílio do CREA-RS no sentido de contribuir no debate técnico sobre as boas práticas ambientais dos profissionais da área tecnológica. “A boa comunicação ajuda a evitar as más interpretações quando o assunto é meio ambiente, como é o caso das mineradoras. Precisamos investir em tecnologia e valorizar aquelas empresas que sempre tiveram boas práticas ambientais”, pontuou.

A fiscalização em pauta

A Engenheira Marjorie falou ainda sobre o Programa de Monitoramento de Barragens e a importância da contribuição da fiscalização do CREA nesta área, além da habilitação de profissionais do Sistema Confea/Crea em Estação de Tratamento de Efluentes.

A Engenheira Alice colocou o conhecimento técnico dos profissionais do CREA-RS à disposição da gestora da Fepam, propondo também maior troca de informações e convênio entre a Fiscalização do Conselho gaúcho e a Fepam.

Também estava presente a Eng. Civil Cristiane de Oliveira, gerente de Fiscalização do CREA-RS.