Pelotas Parque Tecnológico se prepara para receber mais de mil alunos no Robopel

O Pelotas Parque Tecnológico recebe, nos dias 03 e 04 de julho, a segunda edição do Robopel. A atividade, feita em alusão ao aniversário de 207 anos Pelotas, reunirá alunos e professores para uma programação de interações com robôs da Lego, projetos arduíno, computação desplugada, aprendizagem criativa e programação no scratch.

O evento é uma iniciativa do Pelotas Parque Tecnológico em parceria com a Prefeitura Municipal de Pelotas, e faz parte do Pacto Pela Paz Pelotas. Até o momento mais de mil alunos estão inscritos no evento.

A atividade, destinada a escolas públicas e particulares de Pelotas, faz parte da Semana de Aniversário do município, que completa 207 anos.  Durante a programação alunos da Escola do SESI, discentes da UFPel, do IFSul, alunos de computação das escolas públicas municipais e estaduais, e empresas parceiras irão apresentar projetos que estão desenvolvendo em computação criativa.

Na quarta-feira (03), às 15h, será realizada a cerimônia de abertura do evento, que vai contar com a presença da Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e demais autoridades e convidados. Ao longo da cerimônia, a Escola do SESI realizará a entrega de seis kits de robótica para as escolas do município, e para o Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul.

O evento terá a participação especial da Escola do SESI, bem como a participação dos alunos integrantes do projeto Rede de Clubes de Computação. Além disso, cinco escolas públicas municipais que atualmente fazem parte do projeto coordenado pelo CoCTec:  Luiz Augusto Assumpção, Colégio Municipal Pelotense, Nestor E. Crochemore, Wilson Muller e Waldemar Denzer.

Escolas públicas ao redor do Parque também foram convidadas e irão comparecer com seus alunos. Além disso, o convite é público a educadores, estudantes e profissionais ligados a área da educação em Pelotas e região. As atividades ocorrem no dia 3, das 14h às 17h e no dia 4, das 08h30 às 11h30. Mais informações pelo fone 3026-6556, ou através do e-mail contato@pelotasparquetecnologico.com.br.

O Robopel 207 tem como patrocinadores o SEPRORGS - Plataforma de Negócios Digitais do Rio Grande do Sul, Associação Comercial Pelotense (ACP) e a Biri Refrigerantes, e conta ainda coma apoio de: Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC); Prefeitura de Pelotas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Cetep, e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SDETI); Universidade Federal de Pelotas por meio dos grupos: Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental (ExpPC), Comunicação, Cultura e Tecnologias (CoCTec) e Dança – Licenciatura; Escola do SESI Pelotas;  Startup ELIMU Social;  SESC Pelotas;  Coplace;  IFSUL - Instituto Federal sul-riograndense; e NTE - Nucleo de Tecnologia Educacional - Pelotas - 5ª CRE - Coordenadoria Regional Educação  de Educação e Desporto; Box Maker, Universidade Católica de Pelotas – UCPel, e o Grupo de Pesquisas CNPQ UFPel.