Santa Maria tem fiscalização em obras com ênfase na segurança do trabalho

Créditos: Arquivo CREA-RS

De 22 a 26 de julho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) realiza um Projeto Intensivo de Fiscalização (PIF) em construções civis nos municípios de abrangência da Inspetoria de Santa Maria. Os agentes Luiz Batista Rossignollo Roggia, Celso Marasca, Paulo Ricardo Fernandes de Oliveira, Gustavo Marure Vaz, Mário Fernando Moreira Paulino, Homero Balzarete L. Lopes, sob supervisão de Mauro Rogério Castro Brião, intensificarão a fiscalização nos quesitos da segurança do trabalho, garantindo, assim, que somente profissionais registrados e legalmente habilitados sejam responsáveis pela execução de projetos e obras, entre outros serviços da área tecnológica.

A construção civil é uma atividade que movimenta diversos setores da economia global, possuindo diferentes ambientes de trabalho dentro de um canteiro de obras. Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, de 2014, quase 60 mil acidentes de trabalho foram registrados aqui no Rio Grande do Sul. O estado é o terceiro com o maior número de ocorrências, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Os principais acidentes são: quedas em altura – que é a causa mais comum de lesões e morte – e em escavação e movimentação de cargas.

Em virtude disso, e visando à valorização e defesa dos profissionais, o CREA-RS compromete-se com ações que possam garantir a segurança no local de trabalho, dedicando e direcionando ações de  fiscalização intensiva à área da construção civil, a fim de garantir que todas as obras e serviços da área tecnológica estejam cobertas por responsáveis técnicos e empresas devidamente habilitadas, na cidade de Santa Maria e região.