Sergs e CREA-RS em busca de uma Engenharia unida

Em pauta, ações em prol da Engenharia. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta quinta-feira (27), representantes da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) visitaram o CREA-RS para discutir uma atuação mais unida. O Eng. Civ. Luís Roberto Ponte, reempossado, recentemente, na presidência da entidade; o Eng. Civ. Nelson Kalil Moussalle, conselheiro da Câmara de Eng. Civ. do CREA-RS; e o Eng. Eletr. e Seg. Trab. João Marques Neto foram recebidos pela Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, presidente em exercício do Conselho; pelo Eng. Mec. e Seg. Trab. Luciano Valério, 1º diretor administrativo; e pelo Eng. Civ. Ubiratan Oro, 2º diretor administrativo.

A Eng. Alice colocou o CREA-RS à disposição da Sociedade de Engenharia para parcerias e falou em uma tentativa de integrar o interior do Estado em ações. O Eng. Moussalle reconheceu a atuação do Conselho: “O CREA-RS sempre nos apoiou e foi participativo, fornecendo apoio institucional.”

O presidente Ponte ressaltou a vontade de ampliar a integração entre as duas entidades, ao que a presidente Alice concordou: “A Engenharia tem de estar unida”.

O objetivo da Sergs, segundo Ponte, é o de colocar a Engenharia à serviço do bem comum. Para isso, é preciso aproximar entidades como Sergs, Senge e CREA-RS para discussões. Ele entende que cada entidade faz o seu papel, mas as ações podem ser compartilhadas.

Por fim, a presidente Alice afirmou que o Conselho irá buscar uma maneira prática de se inserir junto à Sociedade de Engenharia, por meio da organização de ações que integrem o interior à Capital e de debates e palestras.

Segundo Alice, a parceria começa com a Sergs, mas será estendida a outras entidades, de modo a fazerem parte do Conselho. “Precisamos unir forças e mostrar aos profissionais que estamos fazendo ações, mas que eles também precisam fazer parte. É preciso mudar paradigmas”, defende Alice. “Precisamos fazer uma Engenharia unida e discutir o papel das entidades.”