CREA-RS apresenta projeto de desenvolvimento urbano e social ao Badesul

Na manhã desta sexta-feira (26), a 1ª vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS e o 2º diretor administrativo, Eng. Civil Alice Scholl e Eng. Civ. Ubiratan Oro, receberam a diretora-presidente e o assessor de Planejamento e Orçamento do Badesul, Janette Lontra e Antonio Ernani Lima, em reunião onde apresentaram o Projeto Horizontes.

O CREA-RS, em parceria com a Badesul Desenvolvimento, agência de fomento ligada à Secretaria de Desenvolvimento e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, está lançando o Projeto Horizontes, que  trata da elaboração de Planos de Desenvolvimento Integrado que contemplem um conceito de Sustentabilidade segundo os aspectos ambiental, social, político, econômico e cultural-tecnológico.

De acordo com o Eng. Oro, este projeto permite oferecer convênio a Municípios dos mais variados portes, de modo a alcançar, àqueles menores, um plano de desenvolvimento urbano que os leve, no futuro, a estar em harmonia com os preceitos do Estatuto da Cidade e, àqueles já no Estatuto enquadráveis, normativas legais que lhes permitam auferir os benefícios de um planejamento de Desenvolvimento Integrado.

"Pretende-se, assim, contribuir para a otimização da aplicação dos recursos públicos, gerando um modelo sinérgico de desenvolvimento urbano que abrace os modernos conceitos de sustentabilidade, aplicada à qualidade de vida das comunidades, disseminado por todo o Estado do Rio Grande do Sul", detalha.

A implantação do Projeto Horizontes é um chamamento à participação da comunidade gaúcha, especialmente dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, "no esforço de promover uma verdadeira educação ambiental, a promover o bem comum, a assumir a solidariedade com os indivíduos da atual geração e com as gerações futuras, a discernir quais políticas e iniciativas públicas e empresarias podem levar a um desenvolvimento verdadeiramente integral".

Esta foi a primeira reunião e objetivo é criar um grupo-gestor que, além do CREA-RS e do Badesul, conte ainda com a participação de representantes das universidades e da Famurs. A Ideia é aproveitar a capilaridade do Conselho, com suas 44 Inspetorias e mais de 80 entidades de classe, para desenvolver o projeto em parceria com as prefeituras municipais.