Asaec e Feevale auxiliam na elaboração do novo Código de Edificações de NH

Na metade deste ano, foi publicado decreto instituindo a nova Estrutura Técnica do Código de Edificações de Novo Hamburgo, uma ação conjunta de Universidade Feevale, Associação de Arquitetos e Engenheiros de Novo Hamburgo (Asaec), Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de NH (Sinduscon-NH) e município, por meio do acordo de cooperação firmado em 2017. O documento atualiza as informações existentes e estabelece, de forma clara, normas a serem obedecidas na elaboração de projetos e execuções das edificações públicas ou privadas. Também se aplica às edificações existentes, em casos de reforma, reconstrução, ampliação, mudança de uso ou demolição.

De acordo com o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Feevale, Eduardo Reuter Schneck, a demanda surgiu a partir da Sinduscon e da Asaec, que foi acatada pela Universidade e pela prefeitura de Novo Hamburgo. “Este foi um trabalho colaborativo, que envolveu diferentes setores da sociedade. Pela Instituição, além de mim, o trabalho teve a participação de cinco alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo”, explica.

Schneck explica que uma das intenções da revisão aprofundada do instrumento foi transformá-lo em uma ferramenta objetiva de consulta aos projetistas, tornando-se um facilitador da atividade projetual. “O novo Código de Edificações visa dar autonomia ao responsável técnico, profissional habilitado, com atribuições para projetar e executar construções com critérios mínimos de habitabilidade e sustentabilidade e que, acima de tudo, assegurem a qualidade de vida aos usuários das edificações”, esclarece.

O material pode ser conferido no link: https://feev.as/5d5a50a

Fonte: FEEVALE