Representantes do CREMERS conhecem a implantação do SEI no CREA-RS

Em pauta a migração dos processos eletrônicos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na manhã de quinta (15), representantes do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS) visitaram a sede do CREA-RS para conhecer como este Regional vem trabalhando para a migração dos processos administrativos em papel (físicos) para processos digitais (eletrônicos) utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Recebidos pelos membros da Comissão Administrativa Sistema Informatizado (CASI), responsável pela implantação do sistema no CREA-RS, perguntaram sobre as atividades desenvolvidas para a implantação e os treinamentos, sobre os investimentos tecnológicos empregados e benefícios que a migração e o uso do SEI vêm trazendo para o dia a dia do Conselho.

O membro da CASI Leonardo da Costa Pereira, do Núcleo Administrativo, uma das primeiras áreas do CREA-RS a migrar seus processos para o SEI, descreveu a migração dos processos de sua área como “necessária”, citando que a migração trouxe aos processos migrados “agilidade, qualidade e definição de atividades, uma vez que cada envolvido entende melhor sua atividade dentro do processo”.

Mariane Wagner Albino, da Gerência de TI, também membro da CASI, lembrou que a atividade de implantação “é uma etapa de convencimento dos funcionários e, principalmente, da alta administração que precisa entender sobre as mudanças e patrocinar cada etapa seguinte da atividade”.

O CREMERS ainda não solicitou ao TRF4 a permissão para o uso do SEI, conforme a assessora de Gestão Administrativa do CREMERS Rebeca Lemos, "mas o objetivo é solicitar a cedência do sistema o mais rápido possível iniciando em seguida seu uso”.

O diretor Rômulo Barros complementou afirmando que o processo eletrônico é objetivo da gestão atual do CREMERS. Agradeceu em seguida o CREA-RS, em nome da Diretoria do CREMERS, pelo auxílio e acolhida neste momento de início de mudança.

Também participaram da reunião os representantes do CREMERS Rômulo Barros, diretor; Luis Monte Maior, coordenador de TI; Gabriela Aver, supervisora Tesouraria; Aline Machado, contadora; Monalise Witte, contadora. Pelo CREA-RS: Jamile Ciota, do Núcleo Administrativo.

Saiba mais sobre a ferramenta
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma criada e cedida gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região que abrange um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se ainda de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.