CBH Ibicuí empossa novos representantes

Créditos: Arquivo Divulgação

No dia 19 de agosto, na Inspetoria de Alegrete do CREA-RS, ocorreu a Reunião Extraordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí para eleições das entidades titulares e suplentes para ocuparem os grupos representantes dos usuários e da população neste órgão gestor de recursos hídricos, responsável pela maior bacia em área geográfica do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes membros de 32 entidades.

A reunião contou com a presença de Nelson Neto de Freitas, coordenador do Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, representando o Conselho de Recursos Hídricos (CRH/RS) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Na ocasião, também foi eleita a nova diretoria para o mesmo período gestão 2019-2021, ficando assim composta:

Presidente: Eng. Agrônomo Leonardo Cera (representante da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete – AEAA)

Vice-presidente: Eng. Agrônomo Ivo Mello (representante do Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA)

Secretária: Sandra Mara da Costa Silveira (representando o Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA).

Os Comitês representam a instância básica de participação da sociedade no sistema brasileiro de recursos hídricos. Tratam-se de colegiados instituídos oficialmente pelos Governos dos Estados e exercem poder deliberativo, uma vez que é no seu âmbito que são estabelecidas as prioridades de uso e as intervenções necessárias à gestão das águas de uma bacia hidrográfica, bem como devem ser dirimidos, em primeira instância, os eventuais conflitos.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí foi criado pelo Decreto Estadual nº 40.226 de 07 de agosto de 2000 e instalado em 13 de dezembro do mesmo ano, com atividades e atribuições previstas na Lei Estadual 10.350/94.