Representantes de Entidades de Classe participam do EESEC em Santa Cruz do Sul

Na abertura, estiveram presentes a diretoria do Conselho, autoridades regionais e representantes da Universidade. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre 29 e 31 de agosto, cerca de 100 representantes de 70 entidades de classe com registro no CREA-RS estarão reunidas no salão de atos da Unisc, em Santa Cruz do Sul, participando da 19ª edição do Encontro Estadual de Entidades de Classe (EESEC). O encontro é promovido pelo Conselho em conjunto com o Colégio de Entidades Regionais do Rio Grande do Sul (CDER-RS), a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (AEAVARP) e a Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul (SEASC).

Fórum de discussão de temas de interesse das associações, este ano, o destaque são os aspectos legais e procedimentos adotados nos Chamamentos Públicos do CREA-RS, que disponibiliza recursos para projetos das entidades.

Veja mais fotos no facebook

Evento é um fórum de discussão de temas das entidadesNa abertura, que ocorreu às 14 horas desta quinta (29), estiveram presentes a diretoria do Conselho, autoridades regionais e representantes da Universidade.

A Eng. Civil e Eng. Seg. Trab. Alice Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, começou sua fala em defesa dos Conselhos das profissões regulamentadas, contra à Proposta de Emenda Constitucional nº 108, elaborada pelo Ministério da Economia,. Agradeceu também o apoio das entidades locais e da universidade, destacando os quesitos de sustentabilidade que foram preocupação dos organizadores.

“É sempre importante essa reunião com nossas entidades de classe. Temos que trocar ideias e projetos e o CREA-RS quer ajudar as entidades a colocá-los em prática. Neste evento, apresentaremos o Chamamento Público para nossas entidades com todas as informações sobre como participar”, afirmou.

Falou, ainda, da importância de as entidades buscarem a participação nas Comissões das prefeituras, “auxiliando os municípios e colocando os conhecimentos técnicos a favor da resolução de problemas e auxílio na criação de legislações que competem nossas áreas profissionais”.

A coordenadora do CDER-RS, Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, destacou a congregação, por meio do Colegiado, de 70 entidades de classe, e analisou o momento da realização do EESEC, “quando a sociedade clama por garantia de serviços de qualidade, com a rastreabilidade dos produtos adquiridos e a promoção de sustentabilidade”.

“Isso só é obtido através do trabalho de profissionais qualificados e profissões regulamentadas por Conselhos de Classe. Neste momento que a manutenção destes Conselhos tem sido ameaçada, inclusive o nosso, o CDER-RS vem apoiar o movimento de defesa dos Conselhos, visto que nossas profissões são a garantia de fornecimento de proteção à vida, ao ambiente e à saúde”, afirmou.

Destacou, ainda, o papel essencial das entidades de classe que “atuam diretamente nos Conselhos municipais e estaduais e são o elo entre o Conselho Federal e os respectivos regionais, dando garantias de que os serviços atendem com qualidade os mercados”.

O Eng. Civil Leo Azeredo, vice-presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Cruz do Sul, lembrou do aniversário da entidade, que completou 45 anos de atuação, contando com mais de 140 associados. Destacou o GT de Organização, “que não mediu esforços” para formatar um grande evento.

“Vocês verão novidades nesta edição, é um EESEC que se propos a deixar um legado sustentável, pensamos em algumas iniciativas, pequenas, mas que querem deixar essa marca”, destacou, explicando que, dentro das ecobags recebidas pelos participantes, foi dado um copo para ser usado durante o encontro.

“Pedimos a colaboração de todos que guardem o copo, pois ele vai acompanhar vocês por todo o evento, a partir de agora. Além disso, nossos crachás foram feitos com papel reciclável para deixar esse legado de sustentabilidade para a continuidade em nossos próximos eventos.”

Representando a outra entidade anfitriã do encontro, o Eng. Agr. Nirlei Storch, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Rio Pardo (AEAVARP), ressaltou em sua fala a importância da cultura fumageira, muito forte na região.

“Creio que este é um excelente exemplo de responsabilidade social e ambiental. O Sindicato da Indústria do Tabaco foi um dos pioneiros no recolhimento de embalagens de agrotóxico e também atua com reflorestamento, produzindo mudas de eucaliptos e nativas. Todo esse trabalho gera uma imagem positiva no exterior e aumenta as exportações”, relatou.

Diretor geral da Mútua-RS, Geól. e Eng. Seg. Trab. Pablo Palma ressaltou o prazer em participar dos encontros de entidades, destacando a união de entes que permite o evento acontecer. “É aqui que vemos a reunião das forças do município em torno de uma causa que não é só nossa. As discussões que aqui vão ser feitas podem parecer específicas para as entidades de classe, mas elas permeiam toda a sociedade”.

Reforçou a importância de presença da Mútua-RS junto às entidades e agradeceu o convite citando a presença dos ex-diretores e diretores atuais.

Representando a prefeitura, o secretário de Meio Ambiente, Raul Fritsch, agradeceu pelo CREA-RS ter escolhido a cidade para receber o evento, destacando também a Universidade, que sedia o encontro.

“Nossa tradição germânica, que vem sendo resgatada em inúmeras comemorações, demonstra nossa aptidão para recepcionar, cito também nossas entidades aqui representadas que estão sempre ao lado do poder público e que mostram a força do nosso povo que traz cada vez mais desenvolvimento ao nosso município, unindo sustentabilidade econômica, social e ambiental.”