Notícia

Chamamento Público disponibilizará recursos a projetos das Entidades de Classe


Consultoria em editais de chamamento público palestrou aos dirigentes das Entidades de Classe no 19ª EESEC . Créditos: Arquivo CREA-RS

Para falar sobre a Lei nº 13.019, que estabeleceu o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, e sobre o novo edital de Chamamento Público do CREA-RS, a consultora técnica da Squadra Consultoria, Schirley Karine, palestrou no 19ª Encontro Estadual das Entidades de Classe, que ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto em Santa Cruz do Sul.

Buscando auxiliar os dirigentes das entidades sobre o edital que disponibilizará recursos às entidades, Schirley Karine explicou como apresentar os projetos e também realizar as prestações de contas das verbas recebidas. “A Lei 13.109 é o marco regulatório que trouxe várias mudanças, a principal que temos que entender é um novo olhar sobre a prestação de contas, entendo que ela é uma prestação de resultados. As metas e objetivos dos projetos contemplados têm que serem atingidos, pois a prestação das contas é focada em resultados”, explicou.

Consultora técnica da Squadra Consultoria, Schirley Karine, explicou etapas do Chamamento Público do CREA-RS voltado às Entidades de Classe

Para isso, destacou, no bom planejamento está o sucesso das outras fases, “sendo muito importante escrever bons projetos com metas mensuráveis”, e realizar o monitoramento constante do desenvolvimento do projeto. “Não deixem chegar na prestação de contas para observar que vocês não vão atingir aos resultados. Façam isso no caminho, com a constante avaliação do projeto”, reiterou, dizendo que o Chamamento Público do Conselho está alinhado à Legislação Federal. “E isso é benéfico para todos, pois normatizou todas as etapas, dirimindo dúvidas e interpretações diversas.”

Consultora explicou como apresentar objetivo geral e objetivos específicos em projetos

Também alertou para a importância da leitura na íntegra do edital, pois é o instrumento que vai reger a parceria entre as entidades e o CREA-RS. “Vemos muito verbas ficarem ociosas pela falta de bons projetos, oportunidades serem perdidas por não se alinharem à proposta do edital aberto.” Falou, ainda da Lei da Transparência a que todo o órgão público está submetida. “Sendo um ou dez mil reais, temos que lembrar que é dinheiro público, então temos que seguir as normativas. O edital está seguindo a legislação, para que vocês tenham essa segurança.”

Após, explicou aos presentes todas as etapas do projeto e da prestação de contas, com um plano de trabalho detalhada baseado nas regras do edital. Especificou sobre os objetivos geral e específicos – os quais destacou que não devem ser em grande número, pois terão metas e serão aferidos assim como o geral. “Coloquem como objetivos específicos o que vocês realmente poderão cumprir. Muitas vezes dois objetivos bem elaborados, contam mais que dez sem metas e resultados”, destacou. Falou, ainda, das sanções prevista e da forma que serão realizadas as liberações dos recursos e explicou a função da figura do Gestor da Parceria.

Marcus Ferron Rocha, funcionário do CREA-RS que atuará como Gestor de Parceria

Marcus Ferron Rocha, funcionário do CREA-RS que atuará como Gestor de Parceria, apresentou um fluxograma do processo de chamamento público. Deu destaque para a prestação contábil, lembrando que “se o encaminhamento das notas for paulatina, a parte da contabilidade fica mais tranquila”. Também destacou que a Comissão de Monitoramento e Avaliação, prevista no Edital e composta por funcionários de carreira, será o elo entre as entidades e a diretoria.

Eng. Civ. e Ind-Mec. Alberto Stochero

Representando a Comissão Permanente de Convênios, o Eng. Civ. e Ind-Mec. Alberto Stochero, participou do painel falou sobre sua participação na aprovação das parcerias do último edital. “Tenho bom conhecimento da estrutura do CREA-RS e buscamos auxiliar as entidades”, afirmou. Participou, ainda, o Eng. Agr. Valmor Christmann, membro da Comissão de Tomada de Contas, que lembrou estarem cerca de metade das prestações de contas da última chamada ainda em aberto.

Eng. Agrônomo  Valmor Christmann

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: