CREA-RS realiza visita técnica no CREA-GO

Equipe do CREA-RS participa de reuniões projetos do Crea-GO. Créditos: Arquivo CREA-Go

Nos dias 2 e 3 de setembro, a Eng. Civil e Eng. Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, 1ª vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, acompanhada do 2º diretor administrativo, Eng. Civil Ubiratan Oro; pelo gerente de Tecnologia da Informação, Eder Gomes; e pela gerente de Fiscalização, Eng. Civil Cristiane de Oliveira, realizaram uma visita técnica ao Crea-GO, em Goiânia, com o objetivo de conhecer os procedimentos aplicados pelo Regional goiano em sua atividade-fim, a fiscalização, mas também em outras áreas em que o Conselho de Goiás é reconhecido como referência.

Além de reunião com o presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida, no dia 2, a equipe gaúcha ainda participou de reuniões com a equipe do Crea-GO que apresentou, entre outros, a fiscalização georreferenciada, os convênios firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás, o Livro de Ordem Eletrônico, o Sistema de Business Intelligence (BI), a Política de Patrocínio do Conselho goiano, a Solenidade de Ingresso ao Sistema Confea/Crea e o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente.

Para a Eng. Alice Scholl, é importante ter essa troca de informações entre os regionais para unificar as ações em prol da comunidade e da valorização profissional. “O Crea Goiás tem exemplos maravilhosos e essa parceria de disponibilizar os projetos para o nosso Crea possibilita avanços em diversas áreas', destacou, ressaltando a importância de a visita contar com a presença do gerente da TI, da gerente de Fiscalização, além do diretor administrativo. "Ele vai dar continuidade a esses projetos e o presidente Francisco se mostrou um grande parceiro. Abriu as portas do Crea para nós”, ressaltou.

Cristiane de Oliveira (E); Francisco Almeida; Alice Helena Coelho Scholl; Ubiratan Oro e Eder Gomes (D) conhecem a estrutura do Conselho

A Eng. Alice destacou ainda o sistema de Business Intelligence (BI) e o Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente. “O BI é uma ferramenta maravilhosa, vimos como ela funciona na prática e agora vamos buscar como será a sua implementação, uma vez que o programa não é barato e temos que verificar a disponibilidade orçamentária do Conselho. Também ficamos encantados com o Prêmio de Meio Ambiente. No Rio Grande do Sul estamos lançando o Projeto Horizontes, dentro da linha de sustentabilidade, contemplando os ODS. Não queremos um Crea que só fiscaliza, só registra, só arrecada. Nós temos muito a levar para a comunidade geral porque tudo o que acontece tem a mão do engenheiro, do agrônomo e das geociências para que a cidade seja realmente sustentável”, disse.

Pelo Conselho de Goiás também participaram da reunião o superintendente Eng. Agr. Helder Borges; o gestor do Departamento de Fiscalização, Eng. Mec. Walter Santana; o líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos; o líder da Área de Planejamento e Geoprocessamento, Eng. Quím. Frederico Neiva Borges; a líder da Área de Verificação da Atividade Profissional, Eng. Civ. Kamilla Geaninne; e o coordenador de Integração de Dados, Eng. Civ. Eliel Oliveira.

Durante a reunião, a equipe do Regional goiano apresentou aos visitantes como é realizada a fiscalização georreferenciada do Crea-GO, por meio da Plataforma ArcGIS, com o auxílio de dados oriundos de acordos de cooperação técnica com diversos órgãos; como foi implantado e é fiscalizado o Livro de Ordem Eletrônico de Goiás; como a ferramenta de BI auxilia na análise de dados e tomada de decisões estratégicas de diversas área do Conselho e outros.

Com informações do CREA-GO