Acampamento Farroupilha recebe fiscalização conjunta do CREA-RS e CAU-RS

Os agentes fiscais Pedro Estevam Ost e Renato Bueno de Araújo, do CREA-RS, e Rodrigo Jaroseski, do CAU-RS, participaram da fiscalização. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) fiscalizaram a montagem de estruturas do Acampamento Farroupilha, nesta terça-feira (03), no Parque Harmonia em Porto Alegre. Os agentes fiscais Pedro Estevam Ost e Renato Bueno de Araújo, do CREA-RS, e Rodrigo Jaroseski, do CAU-RS, participaram da fiscalização.

Durante a ação, os agentes ressaltaram a importância da fiscalização conjunta dos Conselhos. “É a questão de poder cobrir todas as profissões envolvidas na execução e até na realização da feira, permitir também a troca de informações, que é bem importante, porque conseguimos cobrir vários sistemas”, declara Jaroseski.

Além disso, os fiscais reiteraram que, apesar de ter havido a separação das profissões, os Conselhos continuam atuando e tendo como principal preocupação a segurança da sociedade.

A segurança da sociedade em eventos deste tipo é a preocupação dos dois ConselhosPara o Eng. Civ. Francisco Daniel da Silva Teixeira, responsável técnico pela montagem das estruturas, a solicitação de documentos durante a fiscalização reforça essa segurança. “A cada ano, estão cobrando mais, para entrar nas normas específicas, tanto que estão pedindo laudos das estruturas, das pirâmides, dos restaurantes”, afirma.

“As estruturas grandes, como as tendas e os restaurantes, precisam de todo um PPCI específico, com extintores, plano de incêndio e sinalização de emergência, para que o pessoal possa evacuar o local em segurança caso aconteça um incêndio ou algo do tipo.”

O Acampamento Farroupilha 2019 ocorre entre os dias 7 a 22 de setembro, com a participação de 350 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs).

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano será “Vida e Obra de Paixão Côrtes”, falecido em 2018, aos 91 anos. As comemorações começaram oficialmente em 16 de agosto, com o acendimento da Chama Crioula, na cidade de Tenente Portela.