Sedetur participa do lançamento do Projeto Troca Solidária

Aeaa entrega projeto. Créditos: Sedetur

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) participou, na última semana, do lançamento do projeto Troca Solidária, Social e Sustentável, realizada no Restaurante Tradição.
O projeto é uma inciativa da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Alegrete (AEAA) e foi contemplado com recursos pelo “Valor S” do Sicredi Pampa Gaúcho RS, com o objetivo de desenvolver e executar um plano piloto e pioneiro na cidade de Alegrete, que busque mostrar soluções para dois problemas da região, sendo eles, a baixa produção de alimentos hortifrutigranjeiros e a falta de coleta seletiva do lixo urbano.

A proposta é realizar um trabalho de assistência técnica pelos sócios da AEAA com aos sócios da Associação dos Pequenos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Alegrete (APPHA), para que estes possam se qualificar e aumentar sua produção agrícola com o intuito de produzir um alimento sob orientações técnicas, que contenham qualidade e segurança alimentar, além de criar um canal para distribuição e comercialização da produção. Nesta etapa, a Fundação Maronna e SEBRAE serão parceiras do projeto auxiliando nas consultorias junto aos produtores.

Ao mesmo tempo, outro grupo de Engenheiros Agrônomos ligados à área ambiental e pessoas voluntárias realizarão em algumas comunidades carentes selecionadas, uma campanha pela separação do lixo nas residências, com trabalhos que permita mostrar o aproveitamento do lixo orgânico (cascas de frutas, restos de comida, erva-mate, etc.) por meio da compostagem e posterior aproveitamento como adubo para hortas e jardins, além da separação do lixo seletivo (plástico, metal, vidro e papel), evitando que estes resíduos sejam depositados em locais inadequados como terrenos baldios, beiras de estradas, córregos, arroios, rios e até mesmo ocupando espaço no aterro municipal, o qual terá sua vida útil prolongada.

Em períodos estipulados serão organizadas feiras da agricultura familiar nos bairros carentes participantes do projeto, e os moradores poderão trocar os materiais separados por verduras, legumes e frutas produzidos pelos produtores, alimentos que proporcionarão complemento para alimentação saudável das famílias participantes.

No local da feira, em parceria com o grupo Recicla Alegrete, a Cooperativa de Recicladores Tiaraju participará ficando com o material separado que por esse motivo já possui valor agregado, e posteriormente deverão revendê-lo para indústrias de reciclagem, obtendo lucro e renda para seus sócios, sendo uma parte deste valor usado para pagar agricultores pelos produtos entregues para a comunidade, o que poderá proporcionar a geração de novos empregos e investimentos no setor.
Moeda de Troca

Outra possibilidade considerada interessante é que pessoas externas ao projeto poderão separar o lixo em casa e entregar o material seletivo nos pontos de coleta e, assim, gerarem créditos para entidades filantrópicas cadastradas, que poderão trocar os créditos por alimentos produzidos pelos agricultores. Estes créditos serão uma espécie de moeda especifica para o projeto, batizada como Baita Chão desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), a qual contribuirá no fomento pela transformação do lixo em recursos econômicos e alimentos.

A parceria com o Sebrae ainda prevê a capacitação com ferramentas de gestão e empreendedorismo para a cooperativa de recicladores. A empresa Porthal, incubada no Parque Tecnológico do Pampa (PampaTec) participará no desenvolvimento de um software de gestão que será usado junto aos produtores participantes. Outro parceiro é a empresa MicroGrid Energia Solar, que ajudará no desenvolvimento de soluções sustentáveis durante o projeto e também está comprometida com o plantio de árvores pela cidade a cada tonelada de material seletivo que for trocado por alimento.

Fonte: Sedetur