Painel mostra papel de referências para elaboração de orçamentos

Moderado pelos engenheiros civis André Luiz Schuring e Paulo Dias, o painel do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi) foi apresentado pelo gerente executivo do Sinapi, da Caixa Econômica Federal, Mauro Fernando de Castro, e pela coordenadora, eng. civ. Íris Luna Macedo.

Mauro iniciou o painel explicando que o Sinapi é a fonte oficial de referência de preços de insumos e de custos de composições de serviços, instituída pelo Decreto 7.983/2103 e Lei 13.303/2016, que regulamenta a elaboração de orçamentos de obras e serviços de engenharia executados com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

O gerente executivo do Sinapi explicou que o Sistema foi implementado em 1969, pelo extinto Banco Nacional de Habitação (BNH), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e reforçou que referências não são tabela. “Ressaltamos que o Sinapi traz referências nacionais e preços das 27 unidades federativas e que deve ter a utilização adequada, não como tabela. Neste sentido, é muito importante a atuação dos profissionais de engenharia e agronomia a fim de elaborar e avaliar adequadamente os orçamentos”, destacou.

Critérios
Na sequência, a coordenadora do Sinapi explicou os critérios adotados pelo IBGE para realizar a coleta de preços, como pagamento à vista, cálculo sem frete para entrega do material, insumo mais vendido no local, coleta realizada onde as construtoras habitualmente compram. Ela acrescentou que sempre que possível são indicados parâmetros para adaptar as composições a outras situações próprias de orçamento.

Íris ainda esclareceu aos profissionais que “o Sinapi não busca a inovação na construção civil e não soluciona deficiência de projetos ou de especificação de obras e que dispõe de composições específicas, evitando gerar dúvidas no orçamento, licitação, execução ou aditivos contratuais”, disse.

Profissionais entendem que Sinap está trazendo melhorias com as novas ferramentas agregadas

Por fim, Íris apresentou os Cadernos Técnicos do Grupo de Composições e falou das melhorias alcançadas pelo sistema com as novas ferramentas agregadas e ainda que a meta da Caixa é manter as referências do Sinapi adequadas e atualizadas para os usuários.

Reportagem: Almir Moura (Crea-MG)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea