Em Palmas, entidades nacionais discutem demandas e agenda de trabalhos

Nesta quarta-feira (18/9), outras seis entidades nacionais do Sistema Confea/Crea tiveram agenda dentro da programação da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), dando sequência à rodada de reuniões iniciada ontem (17/9). A Soea acontece até amanhã, em Palmas (TO). Na pauta, equidade de gênero, prestação de contas, realização de congressos, entre outros temas.

Acompanhe a seguir um resumo dos debates:

A sede de realização do 22º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Conest), a ser promovido em 2020, foi um dos temas em pauta na reunião da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest). A definição do local se dará durante a 21ª edição do evento, que ocorrerá de 6 a 8 de novembro, em Teresina (PI). Para o presidente da Associação, eng. agr. e seg. trab. Benvenuto Gonçalves Júnior, a 76ª Soea é uma oportunidade para discussões do tipo. “Este é um momento ímpar. Não conseguimos reunir os profissionais facilmente, para termos feedbacks e discussões importantes, conhecendo as particularidades de cada estado. Pudemos fazer isso no Encontro de Líderes e, agora, aqui”.

Os participantes da reunião da Federação das Associações de Engenheiros de Minas do Brasil (Faemi) puderam conhecer o processo de transição por que passa a entidade, que em breve será renomeada e passará a se chamar Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (Abremi). Entre as novidades, o presidente da instituição, eng. minas Regis Wellausen Dias, anunciou a criação da Central de Apoio à Regularidade Fiscal e Administrativo, que, por exemplo, presta serviços de contabilidade.

Os integrantes da Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea), por sua vez, aproveitaram o momento para organizarem documentos de prestação de contas. “Há cerca de dez anos, a Fenea perdeu seu assento no Colégio de Entidades Nacionais – Cden. E a prioridade da minha gestão é regularizar pendências junto ao Confea para conseguirmos retomar nossa participação no fórum”, afirmou o presidente da Federação, eng. agrim. Valter Wilson Carvalho Leite, que está no segundo ano de mandato.

A vice-presidente da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (Fneas), Thaianna Cardoso, anunciou que foi criado o primeiro Grupo de Trabalho sobre Gênero e Diversidades da entidade, a fim de fazer um alinhamento com as associações para as ações que serão realizadas até o próximo ano. “Nossa entidade já nasceu com espírito de equidade, previsto em cláusulas que devem ser cumpridas para composição das diretorias. A ideia é trazer mulheres para ocupar cargos de lideranças e de formação de engenheiras”. Hoje, 30% dos cargos de liderança das associações vinculadas à Fneas é composto por mulheres.

A Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (Sbef) fizeram suas agendas em conjuntos com as reuniões das coordenadorias de câmaras de suas modalidades.

Veja mais fotos no Facebook do Confea

Reportagem: Beatriz Leal e Fernanda Pimentel, Henrique Nunes e Julianna Curado (Confea)
Edição: Beatriz Craveiro (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)