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Painel de Infraestrutura é ministrado por vários especialistas na Soea


Créditos: Arquivo Confea

Na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), recebeu o painel de infraestrutura, voltado a diversas modalidades a engenharia. O painel foi dividido em duas partes, contando com duas apresentações em cada uma.

Abrindo os trabalhos, o economista Marcio Henrique Monteiro de Castro, do Instituto Brasilidade, apresentou a palestras com o tema  Lei de Concessões – Privatizações x Concessões. O profissional demonstrou como a abordagem é crucial para a recuperação da indústria da construção. “O setor enfrenta há anos, um intenso processo de estagnação, com elevada ociosidade e quedas sucessivas na atividade e no emprego. Vários indicadores mostram que, desde o inicio da crise econômica que se instalou no pais, os níveis de atividade, emprego e utilização da capacidade de operação caíram bruscamente e o setor ainda não representa sinais de recuperação robusta”, destaca Márcio.

Economista Márcio Henrique Monteiro de Castro: infraestrutura sem sinais de recuperação robusta
Ainda no painel da Lei de Concessões, foi apresentada ao público a palestra “O gargalo das concessões”, ministrada pelo engenheiro civil, Darc Costa, também do Instituto Brasilidade. Darc explica que novas concessões são necessárias para reduzir o gargalo da infraestrutura. “É preciso tempo para avaliar os projetos em obras de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos entre vários outros. Considero, no entanto, que a definição de um conjunto amplo de concessões para a iniciativa privada oferece um sinal positivo a empresas e financiadores do setor de infraestrutura”.

Para o engenheiro civil Darc Costa, concessões representam um sinal positivo

Na segunda parte do painel de infraestrutura, o engenheiro civil e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Archimedes Pereira Lima Neto abordou a palestra com o tema, “Desenvolvimento Regional, o case da Ferrovia em Mato Grosso”. Nela o profissional apresentou o importante projeto ferroviário no estado mato-grossense, e como esta obra irá beneficiar não só o Brasil ou o estado, mas como outros países da América Latina. “O principal objeto é tirar a dependência de que o país e Mato Grosso têm no transporte rodoviário. Um país e um estado como o nosso, de dimensões continentais, precisam de um equilíbrio entre os modais, precisamos ter ferrovias e hidrovias operando dentro de um modelo que atenda nossa a produção, o transporte o desenvolvimento”, enaltece o conselheiro.

Projeto urbanístico
Finalizando os trabalhos do dia, o conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) João Luis de Oliveira Machado discutiu o tema “Projetos de infraestrutura devem ser considerados projetos complementares? A norma de projeto urbanístico”. João conta que a melhor qualidade de vida para a população e a maior eficiência na gestão pública são alguns dos principais benefícios promovidos pelo desenvolvimento de infraestrutura urbana adequada. “Sistema de transporte, abastecimento, saneamento, drenagem, logística, habitação e demais aspectos relacionados ao funcionamento cotidiano de cidades e municípios, quando avaliados e tratados de maneira íntegra, resultam em soluções mais eficazes que proporcionam melhores condições de vida, mobilidade e segurança”, considera.

Reportagem: Igor Bastos (Crea-MT)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea

 

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