Notícia

Sustentabilidade Agrícola é destaque no segundo dia da 76ª Soea


Créditos: Arquivo Confea

No segundo dia da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, um dos destaques foi a palestra sobre a Sustentabilidade de Empreendimentos Agrícolas, abordada por grandes especialistas da área em torno do incremento da produção e da produtividade agrícolas sustentáveis no Brasil.

A engenheira agrícola Tainara Tamara Santiago Silva (UFCG) destacou o processo de “evapotranspiração”, através de técnicas de sensoriamento remoto. “Neste método, são utilizadas imagens por satélites para estimar a evapotranspiração, tornando os resultados mais eficazes”, ressaltou.

Em seguida, aconteceu a palestra com a também engenheira agrícola Soahd Arruda Rached Farias, que abordou a potencialidade da sustentabilidade de empreendimentos agrícolas por meio de mapas temáticos. De acordo com ela, esses fatores servem de alerta para alguns fatores que trarão sucesso ou falta de sucesso em implementar a capacidade de sustentabilidade no empreendimento rural. “O objetivo é chamar atenção, através dos mapas, com exemplos reais, para que os participantes percebam o quanto os pequenos detalhes fazem total diferença para atingir o seu objetivo final no seu empreendimento, para uma atividade condizente com o seu propósito”, destacou a Dra.

Ainda durante a palestra, a engenheira agrícola Aline Costa Ferreira, também professora da UFCG, ressaltou alguns pontos das Tecnologias Sociais para a produção agrícola sustentável e fenômenos naturais. “Não temos como combater, mas sim como conviver. Soluções mostrando as tecnologias sociais e de baixo custo, como são feitas as produções agrícolas numa região que não chove, como é o caso da região denominada Distrito de Ribeira, município de Cabaceira/PB”, descreve.

A pesquisadora revelou que essa realidade mostrou como é possível promover uma produção agrícola, tanto para a subsistência quanto para a comercialização e a geração de fontes de renda, como também para a alimentação animal. “Tem como fazer a produção e tem como fazer o reúso de água no campo”, definiu.

Reportagem: Charlene Frota (Crea-RO)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Nerivan Damasceno/Confea

 

 

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: