Notícia

Proteção e sustentabilidade para uma cidade segura


Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde dessa quarta-feira (18), no terceiro dia do ciclo de palestras da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia 2019 (Soea) foi abordado no painel Sustentabilidade a Engenharia como solução para o avanço do país.

Como moderador, esteve o presidente da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMet), Rômulo da Silveira (Cden), acompanhado dos palestrantes: eng. civ. Paulo Falcão que abordou o tema “Cidades Resilientes: a engenharia no sistema nacional de proteção e defesa civil”, e o meteorologista do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutor em agronomia, José Carlos Figueiredo, o qual ministrou a temática “Enchentes e secas: ameaças à sustentabilidade urbana”.

“O nosso objetivo aqui é apresentar o papel da Engenharia dentro do Sistema Nacional de Proteção e Defesa, promovendo cidades mais Resilientes, porque a Engenharia está presente em todas as fases de um desastre, seja na gestão dos riscos até o gerenciamento dos desastres. A Engenharia é uma área que vem para trazer grandes inovações e soluções”, alerta Paulo Falcão.

Em sua apresentação, Paulo Falcão apresenta planilhas que mostram que todos nós, enquanto comunidade, além dos órgãos de proteção, estamos inseridos nas ações de defesa civil, num momento de crise e desastre.

“Parece contraditório, mas a enchente resolve o problema da seca do país. Isso é só uma questão de gestão das águas, o Brasil precisa de soluções para o uso adequado das águas”, esse foi o destaque dado por José Carlos em sua palestra. José Carlos instiga os participantes a pensarem soluções para as secas e enchentes. Além disso, fez uma apresentação de causas dos maiores desastres e a sustentabilidade como agente pacificador.

Reportagem: Letícia Almeida (Crea-DF)
Edição: Julianna Curado (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: