CREA-RS realiza Sessão Plenária Ordinária nº 1.794

Plenária presidida pela Eng. Alice Scholl. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Eng. Civ. e Eng. Seg. Trab. Alice Scholl, vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, abriu a Sessão Plenária Ordinária nº 1.794, ocorrida na última sexta-feira (11), no Senge-RS, destacando a sua recente participação em reuniões e eventos.

No dia 1º de outubro, a presidente Alice esteve em Curitiba (PR) participando da Cimeira Bilateral, evento que busca integrar a Ordem dos Engenheiros de Portugal e o Confea. De acordo com dados apresentados na Cimeira, quase 3.500 profissionais brasileiros solicitaram a adesão ao Termo de Reciprocidade desde 2016. Segundo a presidente, a informação que se tem é a de que os brasileiros estão gostando de viver em Portugal. “Para quem tiver interesse em repassar a informação, é preciso que o profissional entre com a documentação no CREA de origem”, indica.

A Eng. Alice também ressaltou sua participação no 5º Colégio de Presidentes, que ocorreu em Foz do Iguaçu (PR), e na reunião organizada pelo Sistema Confea/Crea com o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni para tratar da Engenharia e da Agronomia, da valorização profissional e da ampliação de assentos no Conselho Federal. Além disso, Alice destacou a participação e o engajamento do deputado Luís Augusto Lara, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALERGS), na reunião: “Ele é um grande apoiador da Engenharia e da Agronomia”. Na ocasião, foi debatida a importância da participação de um profissional Engenheiro no novo programa habitacional do governo. “Saímos de lá muito felizes”, afirmou.

A ideia, segundo ela, é promover maior aproximação entre o CREA-RS e os líderes das bancadas, com a presença dos coordenadores das Câmaras especializadas. “Temos que oferecer o nosso conhecimento técnico nas leis que influenciam as atividades dos profissionais da área tecnológica”, adiantou.

Em seguida, a Eng. Amb. Nanci Walter, coordenadora das Inspetorias, falou sobre a 35ª edição do Seminário das Inspetorias, que ocorrerá nesta semana em Santa Maria. O evento, que já conta com 170 inscritos, terá a presença de inspetores, representantes de Zonal, representantes das Câmaras na Coordenadoria das Inspetorias e da diretoria do Conselho. A Eng. Nanci aproveitou a ocasião para estender o convite a outros interessados.

A Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha, coordenadora estadual do Colégio de Entidades Regionais do CREA-RS (CDER-RS), falou sobre a aprovação da Carta de Santa Cruz após o encerramento do 19º EESEC e sobre a necessidade de apreciação do novo regulamento do CDER-RS na Sessão Plenária.
O Geol. Pablo Souto Palma, diretor-geral da Mútua-RS, informou sobre a participação da Mútua no 3º Fórum de Mineração de Agregados. Palma também aproveitou para destacar a realização da 3ª edição do Projeto Boas-Vindas na Inspetoria de Lajeado, que recebe profissionais recém-formados para explicar sobre o funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O Eng. Civ. Norberto Inácio Scherrer, conselheiro da Câmara de Engenharia Civil e presidente da Associação de Arquitetos e Engenheiros Civis de Novo Hamburgo (ASAEC), informou que a Inspetoria de Novo Hamburgo também realizou evento de Boas-Vindas e recebeu cerca de 10 profissionais recém-formados para a apresentação do Sistema.

Por fim, o Eng. Ftal. Edilberto Stein de Quadros, conselheiro da Câmara de Engenharia Florestal, falou sobre a visita da diretora-presidente da Fepam, Eng. Ftal. Marjorie Kauffmann, à Comissão de Meio Ambiente do Conselho gaúcho (Coema), durante a qual foi debatido o novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando juntos”, afirmou, ressaltando que o trabalho já começa a dar frutos. O objetivo, segundo o conselheiro, é “tirar do papel” iniciativas como a fiscalização na área. De acordo com Quadros, a Coema ouviu a diretora-presidente da Fepam, mas a manifestação de todos é bem-vinda. Cabe aos deputados, no entanto, a decisão sobre o código.

Na sequência a apreciação e votação dos balancetes orçamentários relativos ao mês de agosto de 2019 e chamamentos públicos.