Inspetores são parceiros para a efetividade e eficiência da fiscalização

Gerente de Fiscalização, Eng. Cristiane de Oliveira . Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante o Seminário das Inspetorias, diversos dados foram disponibilizados pela fiscalização para que os inspetores e inspetores-membros de Comissão auxiliem no planejamento das ações fiscalizatórias. A gerente da área, Eng. Civil Cristiane de Oliveira, e o chefe do Núcleo Controle Operacional Jaime Leandro Mello mostraram as diversas formas de acesso, seja pelo Portal do Inspetor ou pelo Portal da Fiscalização no site do Conselho.

Com os relatórios de fiscalização todos georreferenciados, é possível acessar o mapa das fiscalizações em tempo real, assim como as estatísticas das ações por modalidade, empreendimento ou inspetorias.  “Aqui temos todos os dados de fiscalização e esse acesso serve para qualificar nosso trabalho”, destacou a Eng. Cristiane, ressaltando que os mapas são atualizados a cada quatro minutos.

De acordo com ela, é foco também a transparência do trabalho, divulgando todas as informações no site do Conselho.

Lembrou, ainda, que, assim como as Câmaras Especializadas apresentam o que deve ser verificado em cada modalidade, os inspetores, ao longo do ano, também devem ajudar a planejar os Programas Intensivos de Fiscalização e as Blitz. “Vocês nos dão o serviço e nós oferecemos os resultados para permitir que o trabalho seja avaliado e termos um melhor planejamento das ações.”

Responsável pelo Núcleo Controle Operacional Jaime Leandro Mello

As novidades deste ano é o acesso em trânsito às diligências e a Denúncia Online. A primeira é a possibilidade de o agente fiscal acessar o endereço da diligência à fiscalização pelo celular. Até agora ele precisaria ir à sede da Inspetoria para visualizá-las. “Isso levou agilidade ao fiscal que não vai saber o que fiscalizar de denúncias abertas apenas quando estiver na Inspetoria, depois de um dia na rua. Ele também poderá incluir o movimento (resposta da diligência) no ato da fiscalização”, ressaltou Jaime Leandro.

Já o Denúncia On-line permite a qualquer cidadão a inscrição de alguma solicitação de ação fiscalizatória do Conselho por meio on-line, atualmente só era possível por e-mail ou telefone. “Essa era uma demanda antiga, inclusive dos profissionais, que são os que mais têm utilizado esse canal”, informou a Eng. Cristiane.

Para ela, essa é mais uma forma de melhorar a comunicação do Crea e possibilitar maior abrangência da equipe de fiscalização. “Precisamos desta ajuda da população de nos apontar situações irregulares, porque é a forma que temos de qualificar nosso trabalho de rua, pois hoje temos uma equipe de 57 fiscais para todo o Estado”, esclareceu.