Notícia

Em reunião na Assembleia, CREA-RS é convidado a integrar Conselho de Cresce/RS


Eng. Alice Scholl recebe convite do Deputado Lara para integrar o Conselho do Cresce RS. Créditos: Michael Frantzeski | Gab. Dep. Luis Augusto Lara

Na manhã desta quarta (23), lideranças do CREA-RS participaram de uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), e líderes das bancadas sobre o papel do Conselho gaúcho na busca de soluções técnicas para o desenvolvimento do Estado. Lara e deputados líderes de bancadas ouviram os pleitos da entidade, que também se colocou à disposição da Assembleia para debater e orientar em discussões relacionadas a serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências.

Participaram do encontro os deputados Mateus Wesp (PSDB), Luiz Henrique Viana (PSDB), Zila Breitenbach (PSDB), Franciane Bayer (PSB), Paparico Bacchi (PL), Eric Lins (DEM), Fábio Branco (MDB)

A reunião teve o objetivo de servir como apresentação entre os profissionais e os parlamentares. Participaram do encontro os deputados Mateus Wesp (PSDB), Luiz Henrique Viana (PSDB), Zila Breitenbach (PSDB), Franciane Bayer (PSB), Paparico Bacchi (PL), Eric Lins (DEM), Fábio Branco (MDB).

Mais fotos

 

Eng. Alice Scholl liderou o grupo“Somos uma autarquia responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício legal e das atividades profissionais do Sistema Confea/Crea. Trabalhamos para garantir que somente profissionais técnica e legalmente habilitados estejam na condução dos serviços de Engenharia. Temos uma função essencial para a segurança da população. Nossa intenção é auxiliar os deputados de forma técnica, em temas como PPCI, Código Ambiental, mineração e outras questões. Nossos técnicos especialistas podem auxiliar e contribuir com o conhecimento para a elaboração de projetos”, declarou a vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, Eng. Civil e Seg. Trabalho Alice Scholl.

Ao defender que os engenheiros sejam os responsáveis pelos laudos de prevenção a incêndios, Luís Augusto Lara convidou a entidade a fazer parte do Conselho de Cresce/RS, grupo liderado pela AL para monitorar e destravar projetos e ações estratégicas para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul. “O CREA-RS deve estar junto com as federações empresariais e universidades no andamento de cada item da carteira de projetos definida como prioritária”, ressaltou.

Conhecimento técnico do CREA-RS à disposição dos parlamentaresComo coordenador da Assessoria Parlamentar do CREA-RS, o Eng. Mec. e Seg. do Trabalho Luciano Valério Lopes Soares, 1º diretor administrativo, fez uma breve apresentação do Conselho e a ação de fiscalizações em hospitais, frigoríficos, por meio de convênios com outras instituições, como o Ministério Público. “Nossas ações muitas vezes têm muito mais um caráter pedagógico. Não visamos a punição, mas a orientação, para a segurança da sociedade”, apontou, citando as atividades dos 57 agentes fiscais.

Eric Lins (DEM)Também destacou a importância de os condomínios contratarem um responsável técnico habilitados na realização de laudos técnicos de manutenção e inspeção predial, “o que pode evitar tragédias”, afirmou, criticando o fato de muitas vezes, por questões de redução de custos, os empreendimentos não contratam profissionais.

Para ele, os convênios contribuem para ações mais efetivas de fiscalização, “afinal, são mais de 7 mil solicitações de documentos”, detalha.

Mateus Wesp (PSDB), Fábio Branco (MDB) e a Eng. Agrônoma Andrea BrondaniO deputado Fábio Branco (MDB) reconheceu a importância da participação técnica do CREA-RS. “Alguns temas são muito mais técnicos do que políticos. Desta forma, esta contribuição pode ajudar a criar leis claras e eficientes. As discussões precisam evoluir para que o Estado deixe de ser baba de leis. As soluções técnicas precisam sobressair às ideologias”, discursou, citando o exemplo do carvão. “Neste caso, é necessário regras duras, mas que não impeçam de o Estado produzir esta riqueza”, avaliou.

Luiz Henrique Viana (PSDB)Representando a Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas, o coordenador Eng. Minas Eduardo Schimitt da Silva destacou ser preciso e entender a importância dos profissionais habilitados na condução de serviços técnicos. “Ainda se acha muito cara a contratação de um Engenheiro, diferente de quando procuramos um médico”, exemplificou.

Eng. de Minas Eduardo SchimittPara ele, a mineração também sofre com o desconhecimento. “A sociedade ainda é contra a mineração, muitas vezes sem suporte técnico. Nisso, o CREA-RS tem muito a embasar no debate para que a população fique tranquila quanto à energia proveniente da mineração e para mostrar que a engenharia é parte do dia a dia. Vejo muitos criticando a mineração, mas com celular na mão, equipamento que exige as atividades de minas pelo mundo”, expôs.

Vices-presidentes do CREA-RS

Líder do PSDB na Câmara, o deputado Mateus Wesp destacou a importância da reunião com o CREA-RS, “num momento em que as instituições estão desprestigiadas”. Para ele, parte disso se deve ao que considera uma inexistência de diálogos institucionais. “As instituições não conseguem compor um canal de comunicação com a sociedade”, destacou. O deputado considera, ainda, que a solidificações das relações é necessária para que os entes se conheçam e ajam em parceria, mas também para que se busque o diálogo com a população. “Uma sociedade bem informada se sente corresponsável com as ações governamentais”, avaliou.

Representante do Partido dos Trabalhadores, Elifas Simas

A coordenadora das Inspetorias do CREA-RS, Eng. Ambiental Nanci Walter, focou sua fala no Código Estadual de Meio Ambiente (Lei 11.520/2000), que deve ser alterado por meio de proposta enviada à Alergs pelo Governo do Estado. “Sou a favor da desburocratização, mas, ao mesmo tempo, todos queremos desfrutar de um meio ambiente preservado, devemos buscar uma legislação que venha desburocratizar, sem fragilizar a preservação ambiental.”

Eng. Ambiental Nanci Walter

A Eng. Agrônoma Andrea Brondani da Rocha, coordenadora estadual do CDER, falou da importância da Agronomia no PIB do Estado, o que causam um alarde com os países competidores. Informou ainda que as entidades do CREA-RS já contribuem com o poder público quando os representantes das entidades participam das comissões municipais. “Podemos participar de várias discussões, como a produção de fertilizantes, financiamento sustentável, silvicultura, entre outros”, adiantou.

Representando o Partido dos Trabalhadores, Elifas Simas reiterou a relevância de que se tenha a participação e contribuição dos representantes do CREA-RS nos diversos projetos em tramitação pela Casa que possuem cunho técnico. “Precisamos de informações para desmitificar certos temas, que têm seu cunho político, mas onde se faz necessário esse auxílio para que nossos deputados possam entender a complexidade destes.”

Engs. Oro e LuisO 2º diretor administrativo do Conselho, o Eng. Civ. Ubiratan Oro, afirmou ser preciso resgatar “a confiança entre as pessoas”, valorizando o lado humano mesmo em questões técnicas. “Temos que construir pontes que nos permitam andar num rumo comum”, ressaltou, colocando o Conselho e seu corpo de profissionais à disposição. Lembrou, também, que conselheiros e inspetores, em seus núcleos regionais, já fazem esse trabalho em Câmaras e Comissões municipais.

Com informações da Agência de Notícias da AL/RS

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: