Engenheiros civis de todo País se reúnem no Crea-ES

Créditos: Arquivo CREA-ES

A capital do Espírito Santo foi escolhida para sediar a 4ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC). A programação começou nesta quarta (30/10) e segue até sexta-feira (1º/11). A reunião, realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), em Vitória, promove o encontro dos membros das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil de diversas regiões do Brasil.

A presidente do Crea-ES, engenheira civil Lúcia Vilarinho, participou da abertura do evento e acolheu os profissionais. “É uma satisfação muito grande, como engenheira civil e presidente do Crea Espírito Santo, dar as boas-vindas aos colegas de todo o País”, pronunciou.

Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA-RS, Eng. Civil Márcio Marun Gomes

O coordenador Nacional da CCEEC, o engenheiro civil Carlos Eduardo Domingues e Silva, ressaltou a importância de reunir os coordenadores das Câmaras Especializadas de todos os Creas regionais. “Nós vamos discutir assuntos relacionados à Engenharia Civil nacional. São assuntos importantes para o bom andamento do nosso Sistema”, disse.

Dentre os assuntos que serão debatidos, estão em pauta a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), Livro de Ordem, bem como o Manual de Fiscalização. Segundo o engenheiro civil Carlos Eduardo Domingues e Silva, o próprio Confea define os temas. “O Confea pauta os assuntos para que a gente possa dar soluções para um funcionamento mais aplicado do Sistema”, explicou.

Para a presidente do Crea-ES, apesar dos últimos anos não terem sido satisfatórios para a Engenharia, o momento atual é de mudanças positivas. “O cenário começa a apresentar boas perspectivas. Teremos bons ventos para a Engenharia Civil em 2020”, expressou Lúcia Vilarinho.

Conselheiro regional do CREA-RS Eng. Civil João Luis Collares Machado

O CREA-RS está representado pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Eng. Civil Márcio Marun Gomes e o conselheiro regional Eng. Civil João Luis Collares Machado, convidado pelo Confea.

Na pauta de discussão, manifestação da minuta do Manual de Fiscalização – Meio Ambiente, Adequação da ART Nacional conforme os campos de atuação e exercício profissional, Resolução nº 1.073, de 2016, em decorrência da saída dos Técnicos do Sistema Confea/Crea,  Enquadramento da Engenharia no Simples Nacional, Análise da Lei nº 13.303, de 2016 - Lei das Estatais e Análise Curricular dos Cursos, para dar atribuições condizentes com os limites curriculares.

Fonte: Com informações do CREA-ES