CREA-RS participa da Operação Rastilho em 37 municípios

Equipe em preparação para ação Rastilho. Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante a segunda quinzena do mês de outubro, o Exército Brasileiro realizou, em todo o território nacional, a Operação Rastilho V. A operação visa intensificar a fiscalização da produção, do armazenamento, do transporte e de outras atividades envolvendo explosivos e produtos correlatos, com o objetivo de evitar e reduzir a possibilidade de que esses materiais sejam desviados e empregados de maneira criminosa contra a sociedade.

No Rio Grande do Sul, o CREA-RS foi convidado pelo Centro de Operações de Produtos Controlados (Copcon) da 3ª Região Militar a participar dessa ação nacional. Também participaram oficiais da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e fiscais da Federação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

Agentes fiscais do Conselho participam da Operação

As fiscalizações ocorreram em 37 municípios e contaram com a participação de 16 agentes fiscais do Conselho. Os agentes buscaram identificar quais atividades desenvolvidas pelas empresas necessitavam de acompanhamento de profissionais responsáveis técnicos legalmente habilitados. Também foi avaliada a necessidade de registro das empresas no Conselho. Ao todo, 55 empresas foram fiscalizadas e 28 Termos de Requisição de Documentos e Providências foram emitidos.

Ao participar desta ação, o CREA-RS reafirma seu compromisso com a segurança da população gaúcha, no desempenho de sua missão de fiscalizar para proteger a sociedade.

Ao todo, 55 empresas fiscalizadas e 28 TRDPs emitidos

Relação de municípios nos quais houve a ação: Arroio do Meio, Bento Gonçalves, Caçapava do Sul , Cachoeirinha Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Candelária, Candiota, Canoas, Capela De Santana, Coronel Barros, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Frederico Westphalen, Gravataí, Hulha Negra, Itaara, Nova Bréscia, Lajeado, Nova Araçá, Nova Prata,  Nova Roma do Sul, Novo Barreiro, Pantano Grande, Salto do Jacuí ,Santa Cruz do Sul, Santiago União Da Serra, São Marcos, Uruguaiana, Pelotas, Progresso, Vacaria, Vera Cruz, Vila Flores, Portão.