Consulta nacional: Sistemas de segurança contra incêndio em túneis

Está em Consulta Nacional até o dia 03 de dezembro de 2019, o projeto de revisão da norma ABNT NBR 15981 - Sistemas de segurança contra incêndio em túneis — Sistemas de sinalização e de comunicação de emergências em túneis.

Este Projeto de revisão foi elaborado pela Comissão de Estudo de Proteção contra Incêndio em Túneis (CE-024:102.003), que pertence ao Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024), responsável pela normalização no campo de segurança contra incêndio compreendendo fabricação de produtos e equipamentos, bem como projetos e instalação de prevenção e combate a incêndio e serviços correlatos; análise e avaliação de desempenho ao fogo de materiais, produtos e sistemas dentro dos ambientes a eles pertinentes; medição e descrição da resposta dos materiais, produtos e sistemas, quando submetidos a fontes de calor e chama, sob condições controladas de laboratório, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de  ensaio e generalidades.

Esta Norma especifica os requisitos para os sistemas de sinalização e de comunicação de emergência relacionados com a prevenção e a proteção contra incêndio (incidentes) de usuários, cargas transportadas e patrimônio público ou privado nos túneis urbanos, rodoviários, metroviários e ferroviários, abrangendo os aspectos relacionados a: a) tipos de sinalização de emergência; b) operação da sinalização de emergência; c) sistema de comunicação de emergência; d) segurança adequada aos usuários no interior do túnel; e)prevenção e proteção contra acidentes.

Para acessar o projeto acesse o link http://www.abntonline.com.br/consultanacional/, pesquise por Comitê (ABNT/CB-024 / Segurança Contra Incêndio), clique na lupa (visualizar) e faça o login.  Caso não possua cadastro, clique em “Criar meu ABNT Passaporte gratuitamente”.

Mais informações sobre a norma entre em contato com a Assessoria de Imprensa (imprensa@abnt.org.br).

Sobre a ABNT
A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional naInternational Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC).

Desde 1950, a ABNT atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. A ABNT possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países.