Amanhã é o dia do Engenheiro Eletricista

Créditos: Arquivo CREA-RS

“No final do século XIX e início do século XX o Brasil presenciava a gênese das aplicações utilitárias da eletricidade em algumas de suas principais cidades. Até a primeira década do século XX construiu-se no País um grande número de pequenas usinas geradoras de energia elétrica, destinadas a atender os serviços públicos instalados nas cidades, principalmente, a iluminação pública e a particular, o acionamento dos bondes utilizados para o transporte coletivo e o fornecimento de força motriz a unidades industriais, sobretudo do setor têxtil”.

Partes do texto acima compõem a justificativa do Projeto de Lei da Câmara Federal que, em 2003, propunha a comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Eletricista em 23 de novembro.
Não é um simples acender de lâmpada, por isso, conversamos com a Eng. Eletricista Nilza Zampieri, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-RS, que fala sobre a importância do dia.

Para ela, o profissional da área é importantíssimo para a sociedade. “Ele trabalha com a vida e comprometido com as melhores aplicações que aprende. Costumo dizer que é também responsável pelo que acontece no mundo e nas inovações. Sempre há a cabeça ou a mão de um Engenheiro Eletricista”.
Quanto à formação ampla e focada e com uma área de abrangência vasta, a Engenheira até brinca e relaciona o papel do profissional com o abstrato e imaginação fértil. “Tu tens um rio, tu tens o sol e o vento. Tu podes acionar teu forno para assar teu bolo, tu podes acionar a segurança da tua casa, de onde tu estiveres. Sem energia, não somos nada. ”Segundo Eng. Nilza, em primeiro lugar está a preocupação com a sociedade e o compromisso de estar sempre atento para evitar acidentes.

Há 41 anos formada e dentro da Universidade Federal de Santa Maria, ela comenta a relação com a profissão. “Comecei sem saber o que era exatamente a Engenharia Elétrica e hoje, pela abrangência e pelas oportunidades, escolheria mais uma vez o curso”.
Para finalizar, Nilza parabeniza os colegas pelo dia de amanhã, apesar de achar que não é necessário ter um só dia para celebrar a profissão: “que levantemos todos os dias com vontade de fazer a diferença”, finaliza ela.