Sergs aborda desafios e oportunidades na atração de investimentos ao RS

A sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul recebeu, nesta segunda-feira (25), o “Seminário: Desafios, Oportunidades e Dificuldades para Atrair investimentos para o RS”. O evento teve por objetivo debater, identificar e propor soluções para retirar os entraves na implantação de empreendimentos e na execução de obras públicas e privadas no Estado.

O seminário, que possui painéis apresentados por autoridades dos três poderes, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, técnicos e empreendedores, foi aberto pelo Eng. Civ. Luis Roberto Ponte, presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul; pelo governador do Estado, Eduardo Leite; e pelo subprocurador Geral da Justiça, Marcelo Lemos Dorneles. Além deles, estavam presentes na mesa o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Marcelo Gazen – representando o prefeito de Porto Alegre, e o Eng. Civ. João Collares Machado, ex-coordenador da Câmara Nacional de Engenharia Civil e representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.

O CREA-RS esteve representado pelo Eng. Eletric. e Téc. Eletrônica Ronaldo Madruga, 1º diretor financeiro do Conselho. Para recepcionar os participantes, o CREA-RS montou um estande com revistas, código de ética e materiais institucionais, além da presença da funcionária Michelle Silva Guerreiro/Serviço de Informação, que ficou à disposição para o esclarecimento de dúvidas a atendimento dos participantes.

“Quero aplaudir o Confea pelo patrocínio deste nosso projeto. Sabendo que está defendendo a indispensabilidade da Engenharia e se insurgindo contra a desvalorização de seus profissionais, cujas essenciais qualificações técnicas estão sendo depreciadas”, agradece e provoca à reflexão o Eng. Ponte, logo no início do evento.

Para o governador Eduardo Leite, está muito clara para a gestão a necessidade de melhorar o ambiente de competitividade. "Nós somos muito cobrados sobre trazer investimentos. Como se o governador pudesse pegar alguém pelo braço e mandar investir no Estado. Evidentemente não é assim! O nosso trabalho é criar um ambiente favorável aos negócios estimulando investimentos. Eu até corrijo muito essa questão de atrair investimentos porque isso significa trazer de fora. Mas, na verdade, se trata de estimular os que aqui já estão. O Rio Grande do Sul é de gente trabalhadora, com vocação empreendedora, com capacidade de uma ação", ressaltou em seu discurso.

Explicou ainda que, dentro desta condição, os três eixos fundamentais da atuação do Governo do Estado são de sustentação de um ambiente de competitividade. "Competitividade significa olhar para fora, ver o que os outros estados estão fazendo e trazermos o melhor para reduzir os custos para quem produz, poder produzir mais", afirmou.

Em nome do Ministério Público, anfitrião do evento, o subprocurador geral da Justiça, Marcelo Lemos Dorneles, destacou as críticas construtivas, nas manifestações, sobre a Sociedade de Engenharia, especialmente o seu presidente pela experiência que possui.

"Para nós é uma honra, e para mim cabia o agradecimento e as boas-vindas. Antes de qualquer sorte, a agenda trazida aqui é muito próxima com a agenda do CRESCE-RS", ressaltou, lamentando a ausência momentânea do presidente da Assembleia, deputado Luis Augusto Lara, para aprofundar o debate do projeto que reúne o legislativo, o executivo, os empresários, as universidades do Estado. "A discussão é saber qual o problema de investimento aqui no Estado? O que podemos fazer para melhorar a crise? Temos participado de vários eventos com temas que dialogam com o MP, porque acreditamos que é importante o debate e que ele seja aberto e transparente", avaliou, afirmando ainda que gosta de participar destes eventos para esclarecer as atividades do MP.

"Nosso papel está na Constituição, artigo 127. Compete ao MP: a defesa pela ordem jurídica, a defesa do regime democrático e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis", detalhou.