Notícia

Prosa Rural: Manejo de solos com altos níveis de cobre na cultura da videira


Créditos: Arquivo Embrapa

A Serra Gaúcha, a maior produtora de uvas do Brasil, tem clima essencialmente úmido, que favorece a infecção de inúmeras doenças fúngicas. Um dos principais produtos usados para o controle é a Calda Bordalesa, que tem como princípio ativo o sulfato de cobre, que é tóxico para os patógenos.

Durante mais de cem anos esse produto foi a principal ferramenta de controle do míldio, a principal  doença da videira, o míldio. Apesar de ser eficiente na parte aérea, o cobre tem baixa mobilidade no solo, devido sua interação com as frações de matéria orgânica, e como resultado dos longos períodos de uso, hoje representa um potencial tóxico pelo seu acúmulo nos solos,  afetando o crescimento da videira.

O Engenheiro Agrônomo e pesquisador George Wellington da Embrapa Uva e Vinho traz detalhes sobre o uso do cobre na videira, importância, impacto e recomendações. Para saber mais, não perca o Prosa Rural. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!

Clique aqui (Prosa Rural - Manejo de solos com altos níveis de cobre na cultura da videira, https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/47727652/prosa-rural---manejo-de-solos-com-altos-niveis-de-cobre-na-cultura-da-videira) e ouça o Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa.

Fonte: Embrapa

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: