Notícia

Comissão Temática PMOC Refrigeração e Climatização conclui trabalhos


Ex-conselheiro federal e diretor do CREA-RS, o Eng. Mec. Luciano Valério considera que o tema é complexo e envolve vários segmentos. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com a elaboração de uma proposta de Decisão Normativa em torno de procedimentos para as atividades de projeto, fabricação, inspeção, experimentação, ensaio, controle de qualidade, vistoria, perícia, avaliação, laudo e parecer técnico, arbitramento, consultoria, assistência técnica, montagem, instalação, operação, manutenção e reparo de sistemas de refrigeração e de ar condicionado, em tramitação junto à comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) e a à Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), a Comissão Temática (PMOC) – climatização e refrigeração concluiu seus trabalhos de 2019, em sua quinta reunião, nestas segunda e terça (26).

Ressaltando o papel do Engenheiro Mecânico nesse processo, a Comissão Temática busca promover a divulgação do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) , baseado no tripé da conscientização dos profissionais do setor que fazem projetos de manutenção; conscientização dos usuários responsáveis pela contratação dos serviços de refrigeração e climatização e ainda regulamentação das questões legais que envolvem o cumprimento da Lei 13.589/2018.

O coordenador da Comissão Temática, Eng. Mec. Ronald do Monte Santos. “Chegamos a resultados proveitosos, tivemos um desempenho muito bom quanto à operação e controle de refrigeração e climatização, principalmente por meio dessa Decisão Normativa que agora tramita internamente na casa, devendo ser apreciada pelo plenário até o final  do ano”, diz, considerando a necessidade de que a Comissão Temática tenha sua continuidade no próximo ano.
 
Posição similar à do conselheiro federal e coordenador adjunto Eng. Mec. Carlos Laet, para quem o Sistema Confea/Crea tem feito um trabalho louvável ao integrar as entidades da área nessa discussão, “que reconhece o papel do Engenheiro Mecânico, diante das suas atribuições, para o cumprimento desta orientação legal”. Ex-conselheiro federal e diretor do CREA-RS, o Eng. Mec. Luciano Valério considera que o tema é complexo e envolve vários segmentos, o que justifica que mais reuniões sejam promovidas a nível nacional para o aprofundamento do assunto.

Envolvimento nacional e parcerias internacionais
Já o presidente executivo da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento – Abrava, Eng. Mec. Arnaldo Basile, considera que “a classe tem interesse nessa discussão e tem nos procurado”, destacando que essa conscientização da sociedade e dos profissionais envolve também instituições de países latino-americanos, registrados na Federação de Associações Ibero-americanas de Ar-Condicionado e Refrigeração (Faiar, na sigla em espanhol). Já fomos procurados por entidades do México, Colômbia e Chile para estruturar PMOCs similares em seus países. “Temos feito workshops e seminários regionais e nacionais há pelo menos dois anos antes da Lei e tivemos a surpresa de ver como há o interesse de aprofundar conhecimento, inclusive nesses países”, comenta.

Especialistas Arnaldo Basile e Carlos Trombini, conselheiros federais Ronald Santos e Carlos Laet e especialista Luciano Valério: membros da Comissão Temática PMOC - Refrigeração e Climatização devem encaminhar pela continuidade dos trabalhos

Enquanto o presidente do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo (Sindratar-SP), Eng. Mec. Carlos Eduardo Trombini, refere-se à importância de debates também junto à  Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae). “Eles nos procuraram e estão ampliando seus capítulos para outros estados, como o Mato Grosso do Sul, onde estivemos também no XIII Desafios das Engenharias Mecânica e Industrial para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul (Demi-MS).

"Esse é um tema que já virou nacional e está ampliando as nossas fronteiras”, diz, também agradecendo o convite do Confea para participar da Comissão e conhecer a dinâmica da atuação do Conselho e assegurando que os cinco sindicatos do Sindratar e ainda outros dois relacionados a eles também vêm promovendo eventos para tratar desses procedimentos. “Acredito que o Sistema como um todo tem atuado muito bem nessa discussão”.

Papel do Engenheiro Mecânico
A atribuição do Engenheiro Mecânico em promover as ações do PMOC é destacada por todos os integrantes da Comissão Temática. “Embora o PMOC seja um sistema multidisciplinar, o Engenheiro Mecânico tem domínio sobre todas as questões ligadas à climatização e refrigeração. Outras Engenharias não têm domínio sobre todas essas etapas”, considera Arnaldo Basile. O presidente da Abrava acrescenta ainda que a importância do PMOC é manter a qualidade do ar para preservar a saúde e a segurança da população.

A reunião da Comissão teve a assistência do analista Ângelo José Fábio, da Gerência Técnica do Confea.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: