CREA-RS, Senge e CAU apresentam minuta substitutiva à regulamentação da Lei Kiss

Presidente da Assembleia apoia a iniciativa. Créditos: Arquivo Senge-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Sindicato dos Engenheiros (Senge-RS) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) protocolaram, na manhã desta terça-feira (03), na Casa Civil do Governo do Estado uma Minuta Substitutiva ao texto do Decreto nº 51.803 que pretende regulamentar a Lei Kiss. No documento, as entidades apresentaram sugestões de ordem técnica que não foram consideradas no âmbito do Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (COESPPCI).

No documento endereçado ao secretário chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, os presidentes do Senge-RS, Alexandre Wollmann e do CAU-RS, Thiago Holzmann da Silva, bem como a vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, Eng. Civil Alice Scholl, contextualizam a iniciativa, informando primeiro ao Executivo que “não foi facultado aos entes firmatários a apresentação da mesma (proposta) no colegiado”, no caso, o COESPPCI.

Lembrando da posição pública assumida pelas três entidades a partir de publicação de comunicado conjunto em 30/10/2019, posição esta contrária à prorrogação dos prazos de adequação das edificações às normas da Lei Kiss, os dirigentes qualificaram como um “grave erro” por parte do Governo do Estado e do próprio governador Eduardo Leite sancionar o Decreto 51.803 da forma como saiu do COESPPCI, sem considerar as questões técnicas necessárias à eliminação de riscos à segurança da população, beneficiando quem nada fez em atenção à legislação em vigor.

Minuta Substitutiva ao texto do Decreto nº 51.803 foi entregue aos dois poderes

As entidades apelam ao Governo do Estado para que “a edição do decreto se dê no sentido de aplicar a Lei Kiss de forma efetiva, assegurando à sociedade a proteção necessária, sem que fatores econômicos impeçam sua aplicação e sem premiar os negligentes”.

Presidente da Assembleia apoia a iniciativa

Dispostas a barrar a sanção do decreto pelo governador Eduardo Leite, Senge-RS, CAU-RS e CREA-RS cruzaram a Rua Duque de Caxias e encontraram receptividade e apoio no presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luis Augusto Lara (PTB).

Atendo à fragilidade da regulamentação e aos efeitos negativos da pura e simples prorrogação dos prazos de adequação das edificações, Lara se colocou à disposição das entidades no sentido de estabelecer um diálogo imediato com o governador, reforçando a ele os argumentos oferecidos pelo Sindicato e Conselhos.

O presidente da ALRS se prontificou a convocar as entidades para participar das reuniões das comissões e subcomissões da Casa que tratam da matéria, bem como oferecer o apoio necessário à iniciativa.

Tanto na Casa Civil quanto na presidência da Assembleia Legislativa, o Senge foi representado pelo seu presidente, Alexandre Wollmann. Por sua vez, coube a Alice Scholl e ao vice-presidente Rui Mineiro representarem o CREA-RS e o CAU-RS, respectivamente.

Fonte: Senge-RS