Notícia

Recursos Minerais e o desenvolvimento do RS é tema do evento do Senge-RS


O Painéis da Engenharia chega à sua 13ª edição com a proposta de discutir sobre recursos minerais e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Créditos: Arquivo Senge-RS

Para celebrar o Dia do Engenheiro, o Senge-RS realiza no próximo dia 11 de dezembro mais um grande evento voltado a debater os assuntos de interesse da categoria e da sociedade.

O Painéis da Engenharia chega à sua 13ª edição com a proposta de discutir sobre recursos minerais e o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A atividade ocorre no Auditório do Senge a partir das 13h. Para participar, basta se inscrever na página do evento no Sympla. As inscrições estão abertas!

INSCREVA-SE

O EVENTO
Os recursos minerais estão presentes no cotidiano de nossas vidas, constituindo matéria-prima para a produção energética, agrícola, industrial, da construção civil, entre tantas outras utilizações. O Rio Grande do Sul possui um importante potencial mineral em seu território, tanto qualitativa, quanto quantitativamente, que merece ser considerado como fator para o seu desenvolvimento. A exploração e o uso desses recursos minerais devem estar em plena sintonia com a visão de desenvolvimento sustentável, compreendendo a proteção ambiental e garantindo a soberania nacional.

Nesse sentido, a 13ª edição dos Painéis da Engenharia do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul pretende relacionar o mapeamento dos recursos minerais com as demandas identificadas para atender os mais diversos usos.

Polos de educação, inovação e tecnologia poderão ser agregados a essa discussão, integrando ao debate, aspectos socioeconômicos, ambientais, jurídicos e de soberania nacional. Isso inclui o planejamento do zoneamento ecológico-econômico do estado, observando a prioridade de usos complementares e conflitantes.   

Por fim, o evento pretende apresentar algumas tendências mundiais relativas à exploração de recursos minerais a partir de novas perspectivas para uma avaliação integrada de oportunidades e impactos.

GARANTA SUA VAGA!

PROGRAMAÇÃO

13h – Credenciamento
13h30 – Abertura
14h00 - Painel 1: Mapeamento de Recursos Minerais e Oportunidades para o Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul – Mediador: Luiz Inácio Gré
14h10 - Tema 1: Mapeamento do Potencial dos Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Sul.
Palestrante: Jorge Henrique Laux - Supervisor da Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Porto Alegre - CPRM.
14h50 - Tema 2: Oportunidades para o Desenvolvimento do Estado nos Eixos: Agricultura, Energia, Industrialização, Construção Civil, Pesquisa e Educação a partir de seu Potencial Mineral
Considerações/debate – (20 minutos)
15h50- Coffee break
16h10 - Painel 2: Planejamento e Aspectos Socioeconômicos, Ambientais, Jurídicos e de Soberania Nacional – Mediadora: Nanci Benigni Giugno
16h20 - Tema 1: Implicações jurídicas ambientais e de soberania nacional
Palestrante: Alexandre Burmann - Advogado. Especialista em Direito Ambiental. Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais. Doutorando em Direito. Professor da Pós-Graduação da PUC/RS, FMP/RS, UNISC e Escola de Gestão Pública da FAMURS.
17h00 -Tema 2: Planejamento no Espaço e no Tempo (Zoneamento Ecológico-Econômico) e Definição de Prioridades e Usos Complementares e Conflitantes.
Palestrante: Marjore Kauffmann – Presidente FEPAM, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler - FEPAM
Considerações/debate – (20 minutos)

18h00 - Palestra: Licença social para operar e avaliação do impacto social de empreendimentos minerais
Palestrante: Profa. Dra. Ana Lúcia Frezzatti Santiago - Diretora ESA Socioambiental Consulting e Coordenadora Latam na startup australiana   Voconiq CSIRO - Doutora  Responsabilidade Social, Mineração, Licença Social Operar e Relacionamento com comunidades - Universidade de Alicante, Espanha Sociologia/ Centro Universitário FEI SP Administração.
Considerações/debate – (20 minutos)

19h – Encerramento

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: