Primeira Sessão Plenária do ano empossa lideranças do Conselho

Créditos: CREA-RS

Nesta quinta-feira (09), nas dependências do auditório do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, teve início o calendário oficial do CREA-RS com as duas primeiras Sessões Plenárias Ordinárias de 2019, de número 1.797 e 1.798. Também na tarde de quinta, foram realizadas as primeiras reuniões de Câmaras Especializadas do ano.

Na primeira Sessão, presidida pelo 1º diretor administrativo no exercício da Presidência, Eng. Mec. e Eng. Seg. Trab. Luciano Grando, foram empossados os coordenadores das Inspetorias do CREA-RS e do Colégio de Entidades Regionais do RS, ambos para o biênio 2020/2021, além do terço de conselheiros, com mandato de três anos, para a composição do Plenário do CREA-RS.

Eng. Grando, agradeceu aos membros da diretoria que encerraram mandato em dezembro pelo “trabalho honorífico prestado e pela dedicação”, ressaltando que esta foi uma gestão que buscou “apaziguar ânimos”. Dentre as atividades realizadas pela diretoria ao longo do ano passado, destacou o planejamento estratégico, com o organograma de atividades, e o trabalho realizado junto ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, com a retirada da PEC 108/2019, que dispunha sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais. O Engenheiro também informou que o relatório de gestão já está disponível para consulta. Por fim, ressaltou que está contente com o trabalho prestado e ter sido uma honra “estar presidente do CREA-RS”.

Assumiram a Coordenadoria das Inspetorias o Eng. Mec. e de Seg. Trab. Marcos Antônio Kercher, como coordenador, e o Eng. Civil Milton Pedrollo, como coordenador-adjunto. Eles foram eleitos no último Seminário das Inspetorias, realizado em outubro, em Restinga Seca. Eng. Kercher, agradecendo a oportunidade, destacou que seu foco será de aproximação entre conselheiros, diretoria e inspetores. “O objetivo final será sempre o bem-estar e a valorização do profissional, e a segurança da sociedade.”

Pelo CDER-RS, foram empossados o Eng. Civil Jorge Luiz Köche, como coordenador, e o Eng. Agr. Valmor Christmann, como adjunto. Em sua fala, Eng. Köche agradeceu, primeiro, ao seu adjunto “por compactuar das mesmas ideias e compromissos”, e, após aos votos recebidos no EESEC, ocorrido em Santa Cruz do Sul, em setembro último. Citando uma das missões do CREA-RS, do aprimoramento e aperfeiçoamento técnico dos profissionais, destacou que tais condições “já definem a importância das entidades de classe dentro do Crea”. “A entidade tem um bem valioso nas mãos, que é o profissional. Queremos promover as entidades com apoio dos conselheiros e a parceria da diretoria do Conselho. Conto com vocês para deixar esse pilar do Sistema cada dia mais estruturado. ”

Falando em nome dos conselheiros empossados, a Eng. Civil Cláudia Diehl, representante da Seavat, destacou sua trajetória no Sistema, através da Inspetoria de Lajeado, onde atuava como inspetora-secretária e já tendo sido inspetora membro de comissão. “Abri mão do mandato por acreditar que posso contribuir como conselheira, por conhecer bastante a realidade das Inspetorias e da profissão. Juntos fazemos a diferença. Acredito no Crea e sonho com o dia em que nos profissionais sejamos mais unidos, deixarmos de disputas por atribuições, cargos e políticas. Só assim faremos algo melhor.”

O Eng. Grando, juntamente com os coordenadores empossados, e acompanhado pelo Diretor Geral da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS, Geól. e Eng. Seg. Trab. Pablo Souto Palma e também pelo 1º diretor financeiro do CREA-RS, Eng. Eletric. e Técnico Eletr. Ronaldo Witter Madruga, formalizaram o ato de posse aos novos conselheiros.

Confira a nominata dos novos conselheiros (2020/2022).