CREA-RS presente no almoço do Sicepot-RS

Secretário de Logística e Transportes do Estado Juvir Costella apresentou um panorama dos investimentos em infraestrutura. Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta segunda (13), o 2º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Francisco Carlos Bragança de Souza representou o Conselho, na primeira reunião-almoço do ano do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentações e Obras de Terraplanagem em geral no Estado do Rio Grande do Sul, no Hotel Plaza São Rafael.

No encontro, o secretário de Logística e Transportes do Estado Juvir Costella apresentou um panorama dos investimentos em infraestrutura realizados em 2019 e as projeções para 2020. “No ano passado, focamos em executar as obras paralisadas. E, neste ano, o foco é dar início, meio e fim a obras utilizando a verba de R$ 220 milhões”, comenta Costella.

2º vice-presidente, Eng. Civ.Francisco Carlos Bragança de Souza representou o Conselho

Após a exposição do secretário, Eng. Bragança comentou que é fundamental a parceria do CREA-RS com as empresas do segmento da construção pesada. “É emprego para a Engenharia, é desenvolvimento para o estado e juntos vamos construir uma melhor infraestrutura para o Rio Grande do Sul, que é um gargalo para o desenvolvimento”.

Juvir Costella (à esquerda) e Eng. Bragança

O Engenheiro também reforçou que a atual situação do estado não é favorável para a economia. “Nós, riograndenses, precisamos resolver o problema do reajuste fiscal, destacando que o valor de R$ 220 milhões – liberados para as rodovias, é pífio comparado às necessidades do Rio Grande. Por exemplo, a Bahia está construindo uma ponte Salvador-Itaparica de R$ 5 bilhões. Isso não é dinheiro do estado, é parceria público-privada, com concessão. Precisamos ter credibilidade para fazermos o mesmo aqui”, pontua o Engenheiro.

O encontro foi conduzido pelo presidente do Sicepot-RS, Ricardo Lins Portella Nunes, e contou com as presenças do Eng. Athos Roberto Cordeiro, presidente da Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas (AREOP); do diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER), Eng. Civ. Luciano Faustino da Silva, e Urbano Schimitt, diretor presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR).