Relatoria de processos e homologação marcam Plenária do CREA-RS

Diretoria do CREA-RS durante a plenária. Créditos: Arquivo CREA-RS

Realizada na tarde de sexta (06) e sob a coordenação do Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, 1º vice-presidente do CREA-RS, a Plenária de nr. 1800 contou com a presença de 98 conselheiros, além dos integrantes da diretoria: Eng. Francisco Bragança, 2º vice-presidente; Eng. Mec. e Seg. Trabalho Luciano Grando, 1º dir. administrativo; Eng. de Minas Eduardo Schimitt da Silva, 2º diretor financeiro; Eng. Mec. e de Seg Trab. Marcos Antonio Kercher, coordenador das Inspetorias; e eng. Civil Jorge Luiz Köche, coordenador do CDER-RS.

Plenária contou com 98 conselheirosNa abertura, o Eng. Paulo Rigatto destacou, em suas comunicações, algumas ações gerenciais que estão sendo feitas desde que assumiu a gestão do CREA-RS neste ano, com foco em desempenho e aumento de eficiência em suas atividades fins.

A representatividade do Conselho esteve a cargo do 2º vice-presidente, Eng. Francisco Bragança, que informou a sua participação em debates, audiências públicas e reportagens solicitadas pelos veículos de comunicação.

Um dos itens da pauta, readequação do horário das reuniões de Câmaras Especializadas e do Plenário para o Exercício de 2020, foi aprovado, alterando, portanto, o novo horário, a partir das reuniões do mês de abril de 2020 até dezembro de 2020.

Eleições 2020
Eng. Agr. Dulphe Pinheiro Machado Neto, coordenador da Comissão Eleitoral do CREA-RS (CER-RS)Além da apresentação dos relatores da Comissão de Análise de Processos de Recursos ao Plenário, foram aprovados os nomes para homenagem ao mérito do Sistema Confea/Crea e homologada a composição e a localização das mesas para as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2020. A proposta foi apresentada pelo Eng. Agr. Dulphe Pinheiro Machado Neto, coordenador da Comissão Eleitoral do CREA-RS (CER-RS).

Foram definidos, portanto, os locais de funcionamento das urnas eletrônicas e suas devidas composições para as Eleições 2020 para os cargos de Presidentes do Confea e do CREA-RS, conselheiro federal, modalidade Agronomia, e diretores gerais e administrativos da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, que ocorrerão no dia 3 de junho de 2020, das 9h às 19h.

A decisão por realizar o pleito mais cedo se deu por conta das eleições municipais de 2020, que acontecerão em 4 de outubro. Para que os Creas possam utilizar as urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral, as eleições do Sistema devem ocorrer até no máximo 120 dias antes do pleito para Prefeituras e Câmaras de Vereadores. As urnas eletrônicas estarão disponibilizadas na sede do CREA-RS (3) e uma em cada Inspetoria (44).

Indicações para homenagem ao mérito
 Geólogo Adelir José Strieder, da Comissão do Mérito do CREA-RS e coordenador da GeominasOs conselheiros aprovaram ainda as indicações do Crea-RS para a Medalha do Mérito, Menção Honrosa e Inscrição no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea - Edição 2020. Distinções regulamentadas pela Resolução n.º 1.085, de 2016.

Criadas em 1958, as Honrarias do Sistema se dividem em Medalha do Mérito, para a congratulação dos profissionais vivos, conselhos de fiscalização profissional, entidades de classe e instituições de ensino; e Livro do Mérito, onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade, constituindo-se na manifestação de reconhecimento do Sistema ao profissional e aos familiares.

Para a medalha do Mérito, foi aprovado o nome do Engenheiro Civil Luis Roberto Ponte, presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs-RS). Autor da Lei das Licitações (Lei nº 8.666), Luis Roberto Ponte traz a experiência acumulada em décadas de vida pública e em entidades de classe. Foi deputado federal constituinte, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República e secretário do Desenvolvimento do RS. Fundador e diretor-presidente da Construtora Pelotense, de Porto Alegre, presidiu o Sinduscon-RS e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) tendo igualmente sido vice-presidente do Sistema Fiergs/Ciergs, entre outros cargos.

Inscrição no Livro do Mérito
A Eng. Agrônoma Eliana Valente Silveira e a Eng. Agrícola Gisele Gadotti defenderam o nome de Dirceu GassemA Câmara de Agronomia conseguiu a aprovação da maioria para o nome do Engenheiro Agrônomo e pesquisador Dirceu Gassem,  um dos mais reconhecidos profissionais da agricultura brasileira, cujas pesquisas tiveram grande relevância para o aumento de produtividade e da rentabilidade no campo nas últimas décadas. Autor de mais de 200 publicações relacionadas à proteção de plantas, plantio direto e evolução na agricultura. Autor de livros publicados nas áreas de pragas, controle biológico e plantio direto. Visitou e ministrou palestras sobre agricultura, plantio direto e manejo de pragas em 22 países.

As indicações dos nomes serão enviadas à Comissão do Mérito do Confea, que tem por finalidade apreciar as indicações de nomes de profissional, de instituição de ensino, de entidade de classe e de pessoa física ou jurídica que façam jus à homenagem em razão de sua contribuição para a valorização e a regulamentação das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea ou para o desenvolvimento tecnológico do país.

Norma técnica nº 37

O Plenário aprovou ainda a Norma de Fiscalização da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica n. 37, que dispõe sobre as responsabilidades técnicas dos profissionais da área Mecânica e Metalúrgica do Sistema Confea/Crea, que desenvolvem e/ou executem atividades técnicas especializadas de Projeto, Fabricação, Montagem, Manutenção, Inspeção, Pericia, Avaliação, Vistoria e Laudos no segmento de Equipamentos de conversão de veículos automotores para gás natural ou biogás de veículos.