Pelotas Parque Tecnológico lança edital para soluções inovadoras contra a crise da pandemia

Empresas e pessoas residentes ou vinculadas ao Pelotas Parque Tecnológico poderão se inscrever no edital do programa Parque Ativo para apresentarem soluções de rápida execução contra a pandemia do COVID-19. São esperadas ideias inovadoras nas áreas de saúde, bem-estar, economia, capacitação, relações sociais e desenvolvimento tecnológico. As inscrições, que vão até 12 de maio, podem ser feitas pelo e-mail diretoriatecnica@pelotasparquetecnologico.com.br

O recém lançado programa Parque Ativo, do Pelotas Parque Tecnológico, já tem a sua primeira ação para fomentar iniciativas inovadoras no combate à pandemia do COVID-19. A Diretoria Técnico-Científica do TECNOSUL abriu as inscrições para o edital de prospecção de soluções científico-tecnológicas para o desenvolvimento de ações criativas no enfrentamento da pandemia, sendo voltado a qualquer empresa/pessoa física instalada nas suas dependências ou com vínculo institucional. As inscrições ficarão abertas até o dia 12 de maio.

A ideia da diretoria é selecionar propostas com cronogramas de rápida execução para atender as necessidades prioritárias da sociedade neste momento. Serão aceitas proposta de qualquer tipo de modalidade de serviço, incluindo áreas de conhecimento, desenvolvimento de produtos, pesquisas aplicadas ou prestação de serviço. Foram estabelecidas seis linhas de atuação: saúde, bem-estar, economia, capacitação, relações sociais e desenvolvimento tecnológico.

Para o diretor técnico do Pelotas Parque, Edgar Mattarredona, a expectativa é de que o Tecnosul possa ser um catalisador de ações em um momento de graves consequências sociais. “Voluntariado e profissionais que queiram se mobilizar com iniciativas solidárias também são bem-vindos. Esperamos motivar o elenco das empresas vinculadas e residentes no Parque e instituições que possam colaborar da melhor forma”, explica.

As propostas deverão ser encaminhadas conforme o modelo do edital - disponível no site do PPT - para o e-mail diretoriatecnica@pelotasparquetecnologico.com.br. Os resultados serão publicados no dia 18 de maio e a comissão responsável pela análise terá como base critérios como a relevância do projeto e a sua viabilidade.

Sobre o Pelotas Parque Tecnológico
O Parque, criado oficialmente em 2016, é gerido pela Tecnosul - Parque Científico e Tecnológico, uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado, caráter científico, tecnológico, educacional e cultural.  O parque possui um Conselho de Administração (Consad), eleito a cada três anos, e atua em três grandes áreas nas quais o município já se destaca como polo: tecnologia da informação e comunicação; tecnologia em saúde e indústria criativa.

Atualmente, 63 empresas atuam no Pelotas Parque Tecnológico, sendo 23 instaladas nas áreas geridas pelo Parque, sete no coworking, 15 incubadas, 18 pré-incubadas. Entre as incubadoras estão a Conectar, Incubadora de Base Tecnológica da UFPel; CIEMSUL, incubadora de empresas multisetorial da UCPel e SENATEC, destinada às empresas júnior. Ainda, existem 23 instituições parceiras. O Parque oferece espaço coworking, com área gastronômica para 55 pessoas, auditório para 230 pessoas, duas salas de reunião e capacitações e estacionamento para 65 carros. Ao todo, o Pelotas Parque gera 267 empregos diretos e 638 indiretos.