Nota de pesar: João Carlos Konig, agente fiscal de Palmeira das Missões

O agente fiscal João Konig em uma das ações de fiscalização do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com imenso pesar, a Inspetoria do CREA-RS de Palmeira das Missões comunica o falecimento do agente fiscal João Carlos Konig (Chico), aos 57 anos, pai do Engenheiro Ambiental e atual inspetor-tesoureiro da regional de Palmeira das Missões Gabriel Konig. Chico faleceu nesta madrugada de 29 de abril, após uma luta de cinco meses contra uma leucemia. Ele deixa a esposa Maria Costa Konig e três filhos, Laura Costa Konig, Gabriel Costa Konig e Saulo Konig.

Atuou como agente fiscal da Inspetoria de Palmeira das Missões

Além de funcionário do Conselho, tendo se dedicado 34 anos à fiscalização da região, Chico era também talentoso músico nativista, deixando um legado de dezenas de composições em ritmos de milonga, chamarra, vaneira, chamamé, entre outros tradicionais da cultura gaúcha. Participou de dezenas dos mais importantes festivais tradicionalistas do Estado ao longo de sua carreira, tendo tido músicas selecionadas em diversas edições do Canto dos Ervais, Canto Nativo e da Carijo da Canção Gaúcha, onde teve a última participação em 2019, com a canção Aromas da Minha Infância. Conquistou, também, premiações por suas composições em festivais como o 9º Canto Nativo de Santo Augusto, com Reminiscências.

Instrumentista e compositor, Chico deixou um repertório de canções nativistas

A Diretoria do CREA-RS, em nome do Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, presidente em exercício, assim como todo o corpo funcional, inspetores e conselheiros lamentam profundamente essa imensurável perda e prestam sua solidariedade, neste doloroso momento, à família e aos amigos do inesquecível e aguerrido Chico Konig. Ficam as lembranças, as saudades e o eterno reconhecimento por seu coleguismo. Lvaremos sempre seu exemplo de amor, amizade, alegria e espírito de luta.

A cerimônia de despedida e cremação acontece no Memorial Vera Cruz, R. Erexim, 48 - Vila Vera Cruz, em Passo Fundo, das 7h às 12h.

Depoimentos dos colegas

"Com profunda tristeza recebemos a notícia da perda do colega Chico hoje. Estávamos tão felizes com a recuperação dele! Que Deus conforte o coração dos familiares e o nosso. Não tive a honra de poder conviver mais com o Chico, mas, pela comoção de todos os colegas do CREA, inclusive de fora da nossa Gerência de Fiscalização, podemos comprovar que foi um homem honrado, dedicado, um grande amigo e excelente profissional. Estendo a todos os meus sentimentos, familiares e amigos."

Eng. Civil, Cristiane Oliveira - Gerente de Fiscalização

"Hoje, colegas, nós descobrimos o real sentimento de sermos sim, uma família. Com a perda de um dos elos dessa corrente de amizade, companheirismo, coleguismo, ficamos com a sensação do vazio pela perda de nosso querido Chico. Deixará saudades, até para os que não tinham o convívio diário com este grande homem, excelente profissional, pai, marido. Convivemos mutuamente, às vezes, mais do que com a nossa própria família. Isso nos aproxima emocional e afetivamente independente de distância ou modo de convivência. Vai em paz, porque fostes um guerreiro valente. Que nosso Supremo criador o receba em sua Paz e o prepare para a sua nova missão! Até um dia, Chico!!"

Equipe de Fiscalização

“A notícia chegou a nós por seu grande amigo Luis, supervisor de Fiscalização:  'Hoje o dia amanheceu mais triste, pois Deus levou nosso poeta de Palmeira, um pai dedicadíssimo, inovador e nosso amigo. Lutou numa guerra desigual, sem nunca ter desistido nenhum dia e hoje, às 3 horas, foi vencido pela doença que era acometido'.".

Luiz Claudemir de Araújo/Três Passos.

“Perdemos um amigo, um grande compositor e poeta, que levava sua arte para grandes festivais de todo o Rio Grande do Sul. Meu colega de trabalho no CREA-RS, que deixará muita saudade para todos nós, e ao mesmo tempo ficará um grande legado de sua vida, seu trabalho com muito profissionalismo e dedicação. Que Deus te receba com muito amor  na sua nova casa amigo."

Dalvo Cargnin Piovezan/Palmeira das Missões.

“Dia triste para todos, nosso grande amigo Chico vai nos deixar boas lembranças. Meus sentimentos aos familiares."

Nilton Acosta /Santiago

“Notícia triste demais. Chico era um grande guerreiro. Jamais vamos esquecer a pessoa íntegra e de bom coração que tivemos o privilégio de conviver. Ficará para sempre em nossos corações. Aprendi muito com ele, sempre disposto a dar conselhos e ajudar. Deus agora estará cuidando dele, assim como ele se preocupava com todos ao seu redor. Agradeço por ter tido o privilégio de conviver por esses 13 anos com esse grande exemplo de pessoa. Que Deus conforte o coração de todos, pois estamos todos muito tristes. E que a sua família tenha muita Força nesse momento difícil."

Kassius Rafael Kolling/ Santa Rosa.

“Tivemos o privilégio de receber o nosso amigo Chico no PIF de Torres há alguns anos atrás. Eu, particularmente, fui o escolhido para passar a semana ao lado dele. Falo,  de coração, ali deixamos de ser apenas colegas e passamos a ser amigos. Um cara extraordinário, de um coração enorme. Com certeza, fará muita falta entre nós. Que Deus receba nosso amigo de braços abertos."

Alceu Maggi/Tramandaí.