Primeira Sessão Plenária virtual do CREA-RS será nesta sexta-feira

Na manhã desta quarta (06), ocorreu um teste no aplicativo para a sessão plenária que acontecerá por videoconferência, pela primeira vez na sua história nesta sexta-feira (07). Reunindo 48 conselheiros, o Eng. Paulo Rigatto, vice-presidente no exercício da Presidência, apresentou na ocasião as ações de contingência econômica que devem ser implantadas pelo CREA-RS, devido à pandemia do coronavírus. Lembrou que, desde o dia 24 de março, o Conselho gaúcho desenvolve suas atividades por home office, para preservar a saúde de seus colaboradores.

Ao apresentar vários indicadores, o presidente em exercício ressaltou a necessidade de o CREA-RS ser eficiente, mas que no momento enfrenta a necessidade de também ter maior responsabilidade como gestor público, considerando a realidade incerta brasileira. Também fez questão de ressaltar que qualquer ação de fechamento das inspetorias passa pelo Plenário, que é soberano na decisão.

“No meu primeiro discurso quando foi eleito vice-presidente destaquei que o CREA-RS deveria buscar a sua legitimidade junto aos profissionais e sociedade, além da requalificação de gestão do Conselho. E isto não parou, pois busquei formar um grupo para o desenvolvimento do planejamento estratégico”, detalhou.

Lembrou ainda que, mesmo em home office, os serviços do CREA-RS não pararam. Todo continuam trabalhar com a mesma efetividade e produtividade. “No site, é possível visualizar as estatísticas das inspetorias e fiscalização”, sugeriu.
A coordenadora da Câmara de Agronomia aproveitou para informar que a Especializada continua também com suas atividades. “Em pleno home office, encaminhamos 120 processos”, contou.

Por fim, o Eng. Rigatto agradeceu a participação dos conselheiros para o sucesso da plenária teste, no qual foi possível verificar e corrigir alguns problemas. “Será uma experiência única e significativa em termos de produtividade”, apontou.
Questionado sobre a ferramenta de videoconferência, o Eng. Rigatto comentou que o Confea está fazendo um investimento para que todos os Creas tenha o mesmo padrão na realização deste formato de reunião.
Após um teste de votação, o presidente Rigatto encerrou a reunião.