Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF) realiza primeira Reunião Ordinária remota

Créditos: Arquivo CREA-RS

Como as demais instâncias do CREA-RS, as Câmaras também estão adaptando seus trabalhos aos novos desafios impostos pela quarentena, conforme determina a Instrução da Presidência n. 245. Na tarde desta quinta-feira (07), as oito Especializadas do CREA-RS promoveram suas reuniões ordinárias por videoconferência, onde foram debatidas as demandas de cada modalidade e votados os processos.

Com a presença de três de seus cinco conselheiros, a Câmara de Engenheira Florestal  (CEEF) reuniu-se na tarde desta quinta-feira (07), por meio do aplicativo Zoom, para sua primeira Reunião Ordinária por videoconferência, seguindo às orientações de distanciamento social para o combate à pandemia da Covid-19. O encontro foi conduzido pelo coordenador-adjunto Edison Cantareli , representante do UFSM, e teve as presenças dos conselheiros Diogo Adriano Barboza, da Sefargs, Dimas Fogiatto Rossi, da SOSEF, com apoio da Analista Eng. Florestal Roberta Klafke, e da funcionária administrativa Maria Lúcia Gualdi.

Foi analisada a pauta, com destaques para as novas definições sobre encontros e reuniões no âmbito do regional e nacional e sobre o prolongamento do trabalho remoto, tanto do CREA-RS, quanto do Confea, além de outras medidas tomadas pelo Sistema relacionas ao enfrentamento da Covid-19, como a mudança dos prazos para defesa em processos e a alteração da data da eleição. Os conselheiros e a analista debateram, também, sobre as ferramentas a serem utilizadas paras as videoconferências.

Também foram temas processos judiciais que visam a inexigibilidade do registro no CREA-RS de algumas empresas da área florestal, além da análise da tabela de processos de registro de ART pela Resolução 1.050/2013, do Confea, que dispõe sobre a regularização de obras e serviços de Engenharia e Agronomia concluídos sem a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Ressaltando ser julho o mês dos Engenheiros Florestais, debateram sobre os assuntos a serem abordados no espaço da CEEF na Conselho em Revista, que agora circulará em formato digital. O coordenador-adjunto, Eng. Ftal Edison Cantareli, sugeriu que sejam abordadas as áreas não tradicionais de atuação dos colegas, dando como exemplo a área de controle de pragas e uso de herbicidas no âmbito da Engenharia Florestal.

“Existem áreas que também são áreas de atuação em que os Engenheiros Florestais têm atribuição e há um espaço profissional interessante que temos que ocupar, até mesmo para buscarmos uma extensão nas disciplinas que tratam dessas áreas”, afirmou, reforçando a importância de “se fazer uma linha de frente” para esclarecer e fomentar mais áreas de atuação aos Engenheiros Florestais. “São novas tendências de mercado.”

Tendo já atuado como responsável técnico em dedetizadoras em sua trajetória profissional, o conselheiro Engenheiro Ftal. Diogo Adriano Barboza reiterou. “Posso falar com toda a segurança que temos capacitação para exercer essa função.”  Inclusive foi destacado pela analista da Câmara que os profissionais Engenheiros Florestais constam listados em Resoluções da Anvisa como profissionais habilitados para o exercício das funções relativas às atividades pertinentes ao controle de vetores e pragas urbanas.

Outra pauta importante veio da Fiscalização, que, solicitou às Câmaras sugestões de planos remotos de atuação para os agentes fiscais, principalmente por ter alguns funcionários compondo o grupo de risco para a Covid-19. A sugestão do coordenador-adjunto, acatada pelos demais presentes, foi de que se solicite um levantamento de todos os viveiros e serrarias do Estado do RS. “Pode ser feito por consultas às prefeituras, por exemplo, pois são dos campos que temos legislação específica da Câmara e, assim, poderíamos ter um diagnóstico completo, pois hoje só temos o número destas empresas que têm registro no CREA, mas não sabemos quantas atuam no Estado”.

Após, os conselheiros analisaram e votaram em torno de 15 processos, alguns de registros outros de fiscalização, todos já pré-analisados  remotamente pelos conselheiros, visto que, anteriormente à quarentena, já havia sido implementado o relato de processos de forma remota.