Plenária do CREA-RS reúne mais de 90 conselheiros por videoconferência

Créditos: Arquivo CREA-RS

Com a necessidade da realização de videoconferências com mais frequência, como tem ocorrido com as reuniões de Câmaras e de Comissões, o CREA-RS protagonizou uma tarde histórica, quando, na sexta (08), realizou pela primeira vez em seus quase 86 anos, uma Plenária, por esta ferramenta.

1. Com a participação de 94 conselheiros, demonstrando o comprometimento destes profissionais com suas atividades honoríficas dentro do Conselho gaúcho, e presidida pelo Eng. Agrônomo Paulo Rigatto, 1º vice-presidente no exercício da Presidência do CREA-RS, a Plenária, mesmo com adaptações e aprendizados diante deste distanciamento social, se mostrou uma forma eficiente, ao discutir e votar questões importantes para o Conselho.

Apesar de continuar valorizando o contato físico, as ferramentas de TI têm sido um grande suporte para manter uma conexão constante, para transmitir as informações sobre os negócios para toda a equipe, sempre de forma virtual.

Desde março estamos vivendo um momento atípico em nossas vidas. A pandemia do COVID-19 alterou a nossa rotina para preservarmos a nossa saúde, e a necessidade do distanciamento social trouxe mudanças na rotina de trabalho e alguns desafios para as empresas, no sentido de garantir a produtividade.

Até o dia 31 de maio, o CREA-RS continuará a realizar 100% de suas atividades de forma remota, sem a presença de funcionários, na sede e em suas 44 Inspetorias.

Além da quebra de paradigma de que para a engenharia seria muito difícil a realização de home office, o mundo está passando por uma transformação digital, para a qual, graças à tecnologia disponível, é possível nos manter conectados.

Minuto de silêncio

O presidente em exercício Paulo Rigatto, que estava no CREA-RS, com um grupo de funcionário como apoio, abriu a Plenária fazendo um minuto de silencio em homenagem ao agente fiscal de Palmeira das Missões João Carlos Konig (Chico) que faleceu dia 29 de abril.

Discussões e votação

Na sequência, foram repassadas aos conselheiros algumas orientações, considerando o número de participantes e as adaptações no sentido de que os trabalhos se desenvolvessem da melhor forma possível.

O presidente em exercício relatou ainda o Plano de Contingência do CREA-RS, aprovado pela Decisão da Diretoria n. D/RS – 21/2020, de 23 de abril de 2020, em razão do cenário de crise decorrente do Coronavírus (COVID-19).  Repassou indicadores que visavam à economia e à sustentabilidade do Conselho.

Após discussão, o plano foi aprovado por unanimidade, com a retirada de um dos itens, que deverá passar por uma nova discussão por um grupo técnico.

O Plenário aprovou ainda o Balancete orçamentário de janeiro de 2020.

Em comunicações, os conselheiros receberam um relato do Eng. Agrônomo Dulphe, coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER-RS), sobre as ações da CER-RS

Em Comunicações, o coordenador da Comissão Regional Eleitoral, Eng. Agr. Dulphe Pinheiro Machado Neto, falou sobre as ações da Comissão. “Mesmo neste momento de pandemia, a CER-RS continua se reunindo por videoconferência, divulgando editais, atendendo, desta forma, o calendário eleitoral. Nesta semana, recebemos a proposta da Comissão Eleitoral Federal que delibera a prorrogação das eleições para 15 de julho. Ainda temos que aguardar o Plenário do Confea”, informou.

Respondeu a várias questões e dúvidas dos conselheiros sobre candidaturas deferidas e indeferidas. “No dia 25 de maio (segunda-feira), a Comissão Eleitoral Federal, publicará um edital contendo os extratos das decisões proferidas e a relação completa dos registros de candidatura deferidos e indeferidos para ciência dos interessados”, complementou.

Aprovadas ainda as atividades do Processo de Renovação do Terço do Crea-RS para o exercício de 2020, conforme ajustes no cronograma de atividades da renovação do terço dos Plenários dos Conselhos Regionais elaborado pelo Confea.

Por solicitação da Eng. Agrônoma Denise Frandoloso, coordenadora da Câmara de Agronomia, passou pela análise do Plenário um alerta sobre a implementação de uso de “túneis” ou “cabines” de desinfecção de pessoas. “O CREA-RS deve alertar o público que a prática de pulverizar pessoas com desinfetantes como um método para combater o SARS-CoV-2 ainda não é recomendada para uso geral e o uso em serviços de saúde é possível com restrições”, detalhou a nota, que também recebeu o apoio de todo o Plenário.

Por fim, foi aprovada por unanimidade uma Plenária extraordinária por videoconferência no dia 21 de maio, com pauta exclusiva para relato de processos.