Notícia

CREA-RS alerta sobre uso de túneis ou cabines de desinfecção de pessoas


Túnel de desinfecção para conter avanço do novo coronavírus . Créditos: Arquivo Divulgação

Face à pandemia do COVID-19, causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 e as notícias de implementação de uso de “túneis” ou “cabines” de desinfecção  de pessoas, o CREA-RS vem a público alertar que a prática de pulverizar pessoas com desinfetantes como um método para combater o SARS-CoV-2 ainda não é recomendada para uso geral e o uso em serviços de saúde é possível com restrições.

Segundo as Notas Técnicas nº 34/2020 e 38/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

Para uso geral 

I) Não foram encontradas evidências científicas de que o uso dessas estruturas para desinfecção sejam eficazes no combate ao SARS-CoV-2, podendo, diante de novos estudos, ser modificado este posicionamento, a qualquer momento.
II) A Anvisa somente recomenda a utilização de saneantes sobre superfícies inanimadas, de modo que a borrifação sobre seres humanos dá uso diverso àquele que foi originalmente aprovado.
III) A borrifação de saneantes sobre seres humanos tem potencial para causar lesões dérmicas, respiratórias, oculares e alérgicas, podendo o responsável da ação responder penal, civil e administradamente.

Para uso em serviços de saúde

I) é possível o uso de saneantes, desde que tenha a eficácia testada e que os profissionais de saúde utilizem equipamentos de segurança individuais (máscaras, capotes ou capas, botas, entre outros) que impeçam o contato do produto químico desinfetante com a pele, olhos e mucosas.

De acordo com a OMS, o uso de máscara, higiene correta, especialmente das mãos, com água e sabão ou álcool gel e distanciamento social são as formas de reduzir a contaminação pelo coronavírus.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: